Gedeone Malagola, quadrinista que criou alguns dos poucos super-heróis brasileiros na década de 60, faleceu ontem, aos 84 anos. Segundo informações divulgadas por Manoel de Souza, editor da revista Mundo dos Super-Heróis, o artista sofria há quase um mês de uma infecção incurável na perna.
gedeone
Malagola criou o Homem Lua, Hydroman e Raio Negro, três super-heróis com aventuras publicadas pela GEP (Gráfica Editora Penteado) em meados dos anos 60. Todos eram baseados fortemente nos heróis dos EUA, que também faziam sucesso no Brasil na época. O site brasileiro Raio Negro dedica-se a recuperar a histórias destes personagens.
O artista foi o primeiro brasileiro a desenhar histórias dos X-Men exclusivas para o Brasil - ainda na década de 60, a GEP pedia a seus próprios artistas que criassem HQs inéditas com os personagens estadunidenses para completar as 32 páginas de cada edição. Malagola desenhava como Jack Kirby, sem ser creditado.
Seu trabalho mais recente foi a graphic novel Lobisomem, publicada em 2002 pela Opera Graphica. Nos últimos tempos, ele vinha preparando reedições de seu material com super-heróis dos anos 60.