HQ/Livros

Notícia

Museu dedicado a Hergé, criador de Tintim, é inaugurado na Bélgica

Fachada do edifício lembra uma história em quadrinhos

28.05.2009, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H48

O Museu Hergé, dedicado ao criador do personagem de quadrinhos Tintim, será aberto ao público em junho na Bélgica. As instalações foram apresentadas a jornalistas esta semana.

Museu Hergé

None

O prédio, que começou a ser construído no centenário do nascimento de Hergé, vai guardar não só vários originais de Tintim, mas também outros trabalhos do criador, de ilustrações publicitárias a HQs diversas, como Quick et Flupke.

O projeto do museu é de Christian de Portzamparc, arquiteto que já ganhou o prêmio Pritzer, o mais prestigiado de sua área. Nas palavras divulgadas pelos assessores, o prédio é "um prisma alongado que parece flutuar sobre a floresta à sua volta". Para quem lê gibi, a forma do museu é clara: é uma página de quadrinhos.

Vale lembrar que a Bélgica também possui outro espaço famoso dedicado a quadrinhos, o Centre Belge de la Bande Dessinée, na capital Bruxelas - que alguns chamam de "museu Tintim", embora o personagem não seja o único em destaque lá. O novo museu Hergé fica em Louvaine-la-Neuve, cidade a 30 km de Bruxelas.