O Museu do Ipiranga vetou uma história em quadrinhos para a distribuição dos visitantes. A obra se trata de Contra Tempo – Uma Viagem de Duzentos Anos e faz críticas à políticas públicas defendida pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). O caso foi dado pela reportagem de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, no último dia 16.
A história centra em Beatriz, uma jovem negra e estudante de história que vive um Brasil fictício, mas com relação aos dias atuais. Para entender melhor o presente em que vive, ela viaja ao passado e presencia os momentos históricos ao longo do bicentenário da Independência.
Segundo a reportagem, o que teria impedido a circulação da distribuição da HQ no museu foram três páginas em que aparece a jovem andando em meio à igrejas evangélicas, loja de armas e um outdoor com um homem fazendo revólveres com as mãos e a legenda "Deus, armamento e liberdade!" - símbolos bastante presentes no atual governo. Veja abaixo:
Contra Tempo é uma obra produzida pelo Instituto Ciência na Rua, criado pela jornalista e pesquisadora Mariluce Moura, e tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O instituto já havia obtido o aval da direção da museu para distribuir a HQ a crianças e adolescentes que visitassem o lugar. O veto teria acontecido em agosto, de acordo com o artigo.
Procurado pelo veículo, o Museu do Ipiranga diz que não deve tomar partido como instituição pública de caráter educativo e cultural. "O que sugerimos não foi um veto à publicação, mas que sua distribuição se desse de maneira mediada, em um ambiente onde fosse possível propor um debate e uma contextualização da proposta" disse a nota.
A HQ conta também com a colaboração de João Paulo Garrido Pimenta, professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), especializado em História da Independência do Brasil, pelas artistas Ana Cardoso e Hyna Crimson e roteiro de Igor Marques.
Contra Tempo – Uma Viagem de Duzentos Anos pode ser lida aqui.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.