HQ/Livros

Notícia

Neil Gaiman derrota Todd McFarlane

Neil Gaiman derrota Todd McFarlane

05.03.2004, às 00H00.
Atualizada em 20.12.2016, ÀS 02H00

Neil Gaiman


Todd McFarlane


Angela

Depois de mais um ano de batalhas no tribunal, a pendenga entre Neil Gaiman (Sandman) e Todd McFarlane (Spawn) relativa aos direitos autorais de Spawn Medieval, Ângela e Cogliostro chegou definitivamente ao fim há alguns dias.

Após inúmeros rounds (leia o artigo mais recente aqui e siga os atalhos para as notícias mais antigas) de uma disputa judicial acirrada, o Mestre dos Sonhos levou a melhor sobre a Cria do Inferno. Trocando em miúdos, Gaiman ganhou de vez a causa impetrada por ele contra Todd McFarlane.

De acordo com a sentença proclamada pelo tribunal, a Justiça reconhece que Neil Gaiman não só é o co-criador do trio de personagens como também seu co-proprietário. Assim sendo, Todd McFarlane terá que pagar ao parceiro sua parte no lucro gerado pela exploração das proprierties não só nos quadrinhos, como também na TV - a série animada exibida na HBO - em action figures, merchandising em geral, etc.

A questão principal, envolvendo os direitos autorais sobre Miracleman, no entanto, pode render mais pano pra manga. O problema é que Todd McFarlane alega ter adquirido os direitos autorais relativos à personagem quando comprou os direitos sobre uma série de propriedades intelectuais da extinta Eclipse Comics em 1996, pela bagatela de 40.000 dólares. No entanto, Gaiman alega que ele estava escrevendo histórias do herói para a editora quando ela foi à falência em 1994. Na época, o gibi Miracleman 24 estava à venda e a edição de número já estava pronta, apesar de nunca ter chegado às lojas.

Pra piorar as coisas, é sabido que os direitos de publicação sobre Miracleman estão divididos entre três ou quatro pessoas diferentes e todo mundo quer sua fatia do bolo. Neil Gaiman, Mark Buckingham e Alan Moore detinham parte dos direitos sobre ele, assim como o editor inglês Dez Skinn. Moore abriu mão de sua parte, doando-a para o escritor de Sandman que luta agora para obter o naco que McFarlane alega ter adquirido. Isso lhe daria o controle majoritário..

Em seu blog, Gaiman disse que agora, graças à 1602 (minissérie que está escrevendo para a Marvel) ele tem grana suficiente para lutar pelos direitos de Miracleman, o que deve gerar mais uma disputa judicial.

Ainda segundo Gaiman, enquanto o pau come, já há uma lista de interessados, incluindo a própria Marvel, só esperando o juiz decidir em favor do autor de 1602 para não só republicar todos os gibis de Miracleman como também trazer ao público a inédita conclusão da série. Pelo que deu a entender, ele e Mark já estão planejando futuras histórias.

Leia mais:
Gaiman X McFarlane: O contra-ataque
Gaiman X McFarlane: A decisão
Gaiman vence McFarlane
Gaiman X McFarlane: Começa o julgamento
Gaiman X McFarlane: Resumo
Neil Gaiman pede ajuda aos leitores contra McFarlane
Gaiman X McFarlane - novo round
Gaiman processa McFarlane
Marvel e Gaiman contra McFarlane
Miracleman: McFarlane X Gaiman









Leia também:

15/06/2001 McFarlane vai reviver Miracleman
15/06/2001 Nova publicação sobre Miracleman
14/08/2000 Miracleman, o plágio que deu certo