HQ/Livros

Lista

O Lar das Crianças Peculiares | Cinco decisões polêmicas de Tim Burton

Diretor de adaptação alterou pontos importantes do bestseller de Ransom Riggs

29.09.2016, às 16H28.

Fãs de Tim Burton e do Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares poderão conferir a partir desta quinta-feira O Lar das Crianças Peculiares, a esperada adaptação do aclamado diretor para o bestseller de Ransom Riggs. Porém, as pessoas mais criteriosas irão perceber algumas mudanças do filme em relação ao livro. Listamos cinco alterações que Tim Burton e a roteirista Jane Goldman fizeram para o longa:

As peculiaridades de Emma e Olive

No livro, Ransom Riggs nos apresenta uma peculiar chamada Emma e logo descobrimos que sua habilidade especial é pode controlar o fogo. No entanto, na versão cinematográfica, a peculiaridade de Emma é a levitação e a capacidade de controle do ar. A capacidade de controle de fogo foi transferida para Olive, que usa luvas grossas para não colocar fogo nas pessoas. Perguntando sobre a inversão, Tim Burton disse que a mudança foi para deixar a personagem de Emma mais poética.

Os etéreos e as fendas do tempo

Os etéreos, ex-peculiares especialmente perigosos por serem invisíveis a todos (com exceção de alguns poucos peculiares - Jacob e seu falecido avô) são o verdadeiro terror do filme. Porém, no enredo do primeiro livro, os etéreos ainda não podiam entrar nas fendas, quee por isso eram a moradia preferida dos peculiares. Tim Burton preferiu modificar essa questão para dar mais emoção às cenas de ação.

Onde está Ricky?

Apesar de ser um personagem menor no livro, Ricky Pickering era o único amigo de Jacob antes das crianças peculiares. Além de estar com o garoto na hora da morte do avô, Ricky incentiva o amigo a ir ao psiquiatra. No filme, Ricky dá espaço a uma senhora que trabalha no mercado com o protagonista.

A criação do personagem de Samuel L. Jackson

No livro, o psiquiatra de Jacob disfarçado de um Ácolito é um homem, enquanto no filme, o personagem que em um segundo momento se transforma no Mr. Barron (Samuel L. Jackson), é a Dra Golan (Allison Janney). No filme, Mr. Barron é o “chefe dos Acólitos”, e, apesar de uma ótima criação de Burton, não consta no livro. Burton admitiu que criou o personagem como justificativa para trabalhar com Samuel L.Jackson.

A relação entre Jake e Abe

Considerado por muitos o relacionamento mais importante dentro do enredo do livro, a interação entre Jake e Abe é praticamente posta de lado no filme. Além disso, Burton e a roteirista Jane Goldman fazem alterações importantes no destino dos personagens de Asa Butterfield e Terence Stamp