HQ/Livros

Notícia

Pesquisa nos EUA diz que um entre cada quatro leitores de HQ tem mais de 65 anos

Então por que as HQs seguem tratando o leitor como criança?

09.10.2010, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 12H07

O relatório de uma pesquisa divulgada pela Simba Information, empresa que estuda o mercado editorial dos EUA, informou que aproximadamente um entre quatro leitores de HQ no país tem 65 anos ou mais. Ou seja, aprendeu a ler na época do lançamento da Marvel de Stan Lee e Jack Kirby.

O destaque do relatório não informa se esta é a faixa etária que mais lê HQ nos EUA, mas ressalta o dado porque o mercado editorial continua em grande parte tratando todo tipo de HQ como leitura para crianças. A mesma Simba Information ressaltou esta discrepância no passado. O relatório completo só está disponível para assinantes do serviço, que pagam US$ 1.295 pelas informações.

Outra pesquisa, da Harris Interactive, afirma que 11% dos leitores adultos (18 anos ou mais) nos EUA leram uma graphic novel no último ano. Estratificada por faixa etária, a pesquisa coloca a Geração Y (aproximadamente 18 a 33 anos) como a mais ligada em quadrinhos: 18%. A Geração X (34-45 anos) fica logo atrás, com 11%.

Esta segunda pesquisa diz que apenas 4% dos leitores tem mais de 65 anos. Mas aí entra um detalhe: os questionários da Harris Interactive foram aplicados somente via internet, um método não muito recomendado para pesquisas.