No próximo sábado (5 de fevereiro) acontece a entrega do 27º Prêmio Ângelo Agostini para Quadrinhos Nacionais. Na edição 2011 da honraria, o faroeste no sertão nordestino Bando de Dois, de Danilo Beyruth (O Necronauta), foi reconhecido como o melhor lançamento do ano passado.
Bando de Dois
A premiação é produzida pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP e o Instituto Cervantes, com o apoio do Coletivo Quarto Mundo, da Comix Book Shop e da Inarco Internacional. Veja abaixo a lista de e premiados escolhidos através de votação entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados:
- Melhor Desenhista – Hélcio Rogério
- Melhor Roteirista – Marcos Franco
- Melhor Cartunista – Marcio Baraldi
- Melhor Lançamento – Bando de Dois (Editora Zarabatana)
- Melhor Lançamento Independente – Lucas da Vila de Sant´anna da Feira
- Melhor Fanzine – QI (Edgard Guimarães)
- Troféu Jayme Cortez – José Salles (Editora Júpiter II)
- Mestres do Quadrinho Nacional: Dag Lemos, Eduardo Vetillo, E.C. Nickel, Elmano Silva e Novaes.
Veja a programação do evento:
- 13h - Abertura do espaço do Coletivo Quarto Mundo e da Comix Book Shop
- 13h30 - Abertura da Exposição “Ângelo Agostini Invade o Instituto Cervantes”
- 14h - Palestra: “O Universo da Turma da Mônica Jovem” com Marcelo Cassaro e Petra Leão
- 15h - Entrega dos Prêmios Ângelo Agostini aos melhores do quadrinho nacional do ano de 2010
Durante todo o dia haverá a criação de uma HQ coletiva gigante, feita pelos quadrinistas presentes que serão convidados a desenhar uma seqüência de uma HQ, com tema escolhido na hora.
O evento acontece no dia 05 de fevereiro de 2011 (sábado) a partir da 13h no Espaço Cultural Instituto Cervantes (Avenida Paulista, 2439 - próximo à Rua da Consolação). Maiores informações pelo telefone: (11) 3987-9609. A entrada é franca.
Ângelo Agostini foi quem realizou a primeira história em quadrinhos no Brasil, As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O evento foi criado em 1984, como Dia do Quadrinho Nacional, para marcar a publicação do primeiro capítulo de Nhô Quim e homenagear os melhores artistas do anoanterior, além de destacar os mestres do quadrinho nacional.