Quadrinho da hilária história de Don Rosa em Tio Patinhas 453 |
A vida do Tio Patinhas, por Don Rosa |
A edição de revistas Disney no Brasil continua sofrendo com a falta de critérios e de empenho.
Há mais de 50 anos publicando os quadrinhos com as personagens Disney no Brasil (orgulho do saudoso Victor Civita), a Editora Abril tem colocado nas bancas essas revistas de maneira burocrática, desapontando os fãs e impedindo uma aderência maior dos leitores eventuais que poderiam se tornar compradores regulares destes títulos.
A escolha do material a ser publicado espelha o desinteresse dos responsáveis pelas publicações. A Editora Abril recebe material da Itália, Holanda, França e Dinamarca, mas acaba dispensando histórias e artes bem realizadas (pelo italiano Giorgio Cavazzano, por exemplo - sua quadrinização do filme Casablanca protagonizada por Mickey, realizada em 1987, ainda não foi editada no Brasil) e publicando histórias de qualidade artística inferior.
Outro desleixo das edições nacionais refere-se à falta de créditos nas histórias. E não é por impedimento da empresa Disney, uma vez que o próprio gerente de publicações no Brasil, André Bogsan, afirma não ter nada contra isso. Em vários países da Europa e até nos Estados Unidos, as revistas Disney apresentam os autores (roteiristas, desenhistas, arte-finalistas e até coloristas). É uma forma de cativar o leitor (e um marketing barato), que passa a se identificar com determinado artista, a formar fãs-clubes e a ter uma relação mais pessoal com as revistas e histórias. E não adianta vir com a desculpa de que o público infantil dispensa esse procedimento. Depois, ficam chorando a queda nas vendas...
Das revistas Disney publicadas em abril destaca-se a edição 453 de Tio Patinhas, que contém a história Os Metralhas contra a caixa-forte, de autoria do artista norte-americano Keno Don Rosa, sem crédito e sem o mínimo destaque (em tempo: a série que conta a vida de Tio Patinhas, de autoria desse quadrinhista será algum dia lançada aqui?).
A narrativa mostra os ladrões atrapalhados em uma incursão desastrada pela fortaleza do pato milionário. E ainda lança a questão: qual será o nome desses bandidos que são apenas identificados por números? É por esta e outras histórias (de Don Rosa, William Van Horn, Vicar etc.) que ainda vale a pena acompanhar os quadrinhos Disney, apesar da Abril...
Tio Patinhas número 453 tem 132 páginas e custa R$ 4,90. Além da história de Don Rosa, ainda reimprime (sem crédito!) duas narrativas do brasileiro Carlos Edgard Herrero protagnizadas pelo Peninha.
Roberto Elísio dos Santos é pesquisador sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, Jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do Centro Universitário de São Caetano e autor do livro Para reler os quadrinhos Disney (Editora Paulinas).