O roteirista Tom King declarou no Twitter que é contra a capa alternativa de Rorschach #1 desenhada por Jae Lee e divulgada nesta sexta-feira (24) pela DC Comics. O motivo é a associação que Lee tem com o grupo Comicsgate, grupo que comanda uma campanha contra diversidade e ideias progressistas nos quadrinhos dos Estados Unidos. Confira:
"Hoje a DC revelou a capa alternativa de Rorschach por Jae Lee, que também fez capas para a Comicsgate, um grupo que promove ódio. A DC não consulta os autores quanto a capas alternativas; entrei em contato com eles para dizer que estou muito decepcionado. Para o meu governo, a capa de Rorschach #1 é esta".
Veja a capa de Jae Lee:
DC Comics/Reprodução
Como King disse, Lee colaborou em algumas ocasiões com autores ligados ao Comicsgate. É de Lee, por exemplo, a capa alternativa de Cyberfrog 2: Rekt Planet, HQ de uma das figuras mais conhecidas do Comicsgate, o quadrinista Ethan Van Sciver.
[Atualização] De acordo com o BleedingCool, Lee não sabia detalhes sobre o Comicsgate quando aceitou ilustrar a capa de Cyberfrog. Segundo portal, o artista, que tem pouca presença nas redes sociais, teria negado trabalhar novamente com o grupo quando descobriu as ideias que propagam nas redes sociais.
Pelo Twitter, King confirmou que Lee não tinha conhecimento sobre o movimento e disse que já conversou com o artista para esclarecer o desentendimento. "Estamos bem. Melhor final possível" - veja abaixo:
[Fim da atualização]
Rorschach, por King e Jorge Fornés, trata do personagem de Watchmen 35 anos depois da minissérie. O número 1 sai em outubro nos EUA.