Quem lembra dos desenhos de Luke Ross - também conhecido como o paulistano Luciano Queirós - para o Homem-Aranha, nos anos 90, vai levar um choque. Ross/Queirós mudou totalmente de estilo, buscando um realismo que o aproxima mais de John Cassaday (Planetary, X-Men) do que sua influência meio mangá, de outros tempos. E o primeiro trabalho onde mostrou isso é Samurai: Entre o Céu e a Terra, que chega agora às livrarias e comic shops brasileiras pela Editora Devir.
1
Samurai é uma história de amor. No início do século XVIII, Akusai Shiro é um dos mais exímios guerreiros do exército japonês. Durante uma batalha com forças chinesas, sua amada Lady Yoshiko é raptada e vendida como escrava. Shiro não medirá forças para reencontrá-la, numa jornada que o levará do Japão à França - em um embate com os Três Mosqueteiros da corte de Luís XIV!
A ótima pesquisa histórica e mistura de referências propostas pelo escritor Ron Marz (Lanterna Verde) só dá mais espaço para Ross mostrar sua maestria em cenários, roupas e, especialmente, belíssimas mulheres. O preview liberado pela Devir é uma curta amostra do ótimo trabalho do brasileiro.
Samurai: Entre o Céu e a Terra tem 144 páginas em papel couchê e preço sugerido de 40 reais. A história - publicada originalmente em minissérie pela Dark Horse - já ganhou uma continuação nos EUA, pela mesma dupla escritor-artista, e que deve chegar aqui em breve.
E ainda falta aos brasileiros conferir o trabalho de Ross em Jonah Hex, da DC. Com o mesmo rebuscado estilo, ele tornou o Velho Oeste norte-americano muito interessante.