Steve Gerber, roteirista veterano da indústria de quadrinhos dos EUA, revelou em seu blog que está com uma série de problemas de saúde, sendo o pior deles uma fibrose pulmonar, que, na melhor das hipóteses, exigirá que ele passe por um transplante de pulmão.
Countdown to Mistery
Mantendo o bom humor, o escritor explicou que a doença consiste numa "situação progressiva que, ao longo do tempo, em resumo, transforma a parte de dentro dos pulmões em cicatrizes, o que impossibilita a respiração do paciente, resultando em - bom, você sabe, naquela coisa que quase nunca acontece para sempre nos quadrinhos".
Gerber diz que a causa da doença é desconhecida em 40% dos casos - "e eu sou um dos 40%" - e que não há cura. Ele já fez os testes necessários para entrar na lista de transplantes, mas mantém-se cético quanto ao prognóstico: "A taxa de sobrevivência para receptores de transplante de pulmão é de aproximadamente 43% para cinco anos [de sobrevida]; dez anos é considerado um fenômeno".
O autor atualmente está trabalhando com as histórias do Sr. Destino na minissérie Countdown to Mistery - que deveria ter sido uma série, mas virou mini em função da condição do escritor.
Steve Gerber fez carreira principalmente na Marvel dos anos 70, escrevendo Demolidor, Príncipe Submarino, Homem-Coisa, Defensores, Shanna e vários quadrinhos de terror. É o criador de Howard, O Pato, personagem que motivou uma longa guerra judicial sua contra a Marvel. Em anos recentes, ele fez trabalhos para a Image, para a DC/Vertigo, para a Marvel e a série da DC Hard Time, único sucesso da malfadada linha Focus.