HQ/Livros

Lista

Superman 80 anos | 10 capas icônicas do herói

Alex Ross, Neal Adams e outros grandes desenhistas trabalharam com o personagem

17.04.2018, às 18H43.
Atualizada em 18.04.2018, ÀS 01H02

*No próximo dia 18 de abril, o Superman completa 80 anos e, por isso, publicaremos uma série de artigos e listas envolvendo o herói da DC Comics

Action Comics #1

Uma das capas mais homenageadas de todos os tempos. A primeira aparição do Homem de Aço nos quadrinhos imediatamente virou um ícone dos quadrinhos e a HQ é tão importante que até hoje uma edição original lidera a lista de os quadrinhos mais valiosos de todos os tempos – leia mais.

Superman #1

A primeira aventura solo do herói foi realizada pelos criadores do personagem, com texto de Jerry Siegel e arte de Joe Shuster. A capa, por sua vez, foi criada por Leo O’Mealia e a curiosidade é que, na época, ele ainda não era capaz de voar – apenas pular por cima de grandes prédios.

Grandes Astros Superman

Uma das melhores HQs envolvendo o Homem de Aço conta com uma capa relativamente simples, mas que consegue resumir muito bem o que trata a publicação. O desenho de Frank Quitely e Jamie Grant mostra o herói sentado em uma nuvem olhando para o leitor enquanto Metrópolis está ao fundo. A minissérie, acima de tudo, mostra o herói refletindo sobre suas relações, mortalidade e explorando o lado humano por trás do ícone. E a capa mostra justamente isso.

The Man of Steel #1

John Byrne começou sua jornada junto ao herói em meados dos anos 80, com essa minissérie que contou com seu desenho e de Dick Giordano. A imagem não poderia ser mais simples, ao mesmo tempo que não poderia ser mais icônica. Além de mostrar Clark abrindo sua camisa e revelando o uniforme do Homem de Aço, o símbolo utilizado virou um dos mais conhecidos do personagem.

Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço?

Um clássico de Alan Moore, a HQ contou com uma capa de Curt Swan e Murphy Anderson na Action Comics #583. A imagem mostra um herói abatido, enquanto as pessoas ao fundo lhe dão adeus – o que dá o tom do que será a publicação. Mais tarde, para edições especiais, ela ganhou um novo traço por Brian Bolland

Superman #252

Durante os anos 70, a DC Comics lançou um selo onde publicava seus quadrinhos com 100 páginas, o DC 100 Page Super Spectacular. A edição 13 também foi a edição 252 do Homem de Aço – uma história que contou com Jerry Siegel (um dos criadores do herói) e desenhos de John Sikela. Neal Adams ilustrou a capa, que contou com diversos heróis voando ao lado do herói.

Superman #675

Alex Ross trabalhou como capista do Homem de Aço em 2008 e seu primeiro trabalho foi essa imagem, onde coloca sua versão do Superman em uma pose imponente no pôr do sol.

Superman #199

A capa criada por Carmine Infantino resumia muito bem a HQ escrita por Jim Shooter e desenhada por Curt Swan. O Homem de Aço definiria quem era verdadeiramente o homem mais rápido do mundo e, além de mostrar os dois correndo, o detalhe são os heróis ao fundo escolhendo seus favoritos – o Batman incentiva o Flash, enquanto o Gavião Negro incentiva o Homem de Aço. 

Superman #75

A Morte do Superman foi um marco nas HQs e uma das capas mais marcantes de todos os tempos foi criada pelo desenhista da publicação, Dan Jurgens. A capa destruída tremulando como uma bandeira imediatamente entrou para história do herói e é uma das mais reconhecidas da história do personagem.

Superman vs Ali

A HQ desenhada por Neil Adams foi lançada em 1978 e imediatamente virou uma das lutas mais marcantes da história do herói – leia mais. Acima de tudo, a capa criada por Adams com o Superman lutando com luvas de boxe contra Muhammad Ali em cima de um ringue ficou tão marcante que já foi reproduzida em diversas HQs, a mais recente foi em uma HQ da Arlequina – leia mais

O Superman conta com algumas das capas mais icônicas da história dos quadrinhos. Ao longo dos anos, alguns dos principais desenhistas da indústria como Alex Ross, Neal Adams e outros conseguiram criar imagens que marcaram época e passaram a ser homenageadas por outros quadrinhos.

Confira dez das melhores capas do herói: