HQ/Livros

Notícia

Superman e Mulher-Maravilha perdem J.M. Straczynski

Escritor vai deixar séries no meio, mas Superman: Earth One terá sequência

11.11.2010, às 16H48.
Atualizada em 18.11.2016, ÀS 02H04

A DC Comics anunciou que o escritor J.M. Straczynski vai deixar as séries Superman e Mulher-Maravilha no meio das histórias que havia planejado. Superman 706 e Wonder Woman 605 serão suas últimas edições – ele assumiu as séries nos números 701 e 601, respectivamente.

Superman: Earth One

Superman: Earth One terá sequência

A notícia da DC é encoberta por uma outra, que não é novidade pra ninguém: Straczynski está trabalhando na continuação de Superman: Earth One, a graphic novel que dá início a uma nova cronologia para o Homem de Aço – e que foi sucesso de vendas nos EUA no mês passado. Segundo a editora, o autor agora vai dedicar-se somente a graphic novels e minisséries.

“Vou aproveitar a situação para tirar um sabático de um a cinco anos dos mensais, para trabalhar exclusivamente com graphic novels como Superman: Earth One e Samaritan X, junto a minisséries que tenham grande visibilidade. Acho que o mercado está se direcionando pra isto, e criativamente, minisséries e graphic novels sempre foram meu forte, pois me deixam contar histórias coesas, com início, meio e fim”, declara Straczynski na divulgação oficial.

O autor será substituído por Chris Roberson (Fables: Cinderella) na série de Superman e por Phil Hester na série da Mulher-Maravilha. Eles trabalharão a partir das anotações de Straczynski para “Grounded” – a saga em que o herói caminha pelos EUA, que agora passa de 12 para 8 edições – e para as mudanças no guarda-roupa e na vida da amazona. Permanecem os desenhistas Eddy Barrows e Don Kramer, respectivamente.

O que a divulgação da DC não menciona é que tanto Superman quanto Wonder Woman estão muito atrasadas. As duas primeiras edições de Straczynski em ambas as HQs saíram em julho e, no caso de Superman, já houve publicação de uma história reserva para cobrir atrasos nos roteiros. Além disso, The Brave and the Bold, outra série escrita por Straczynski, pausou abruptamente na edição 35, em junho, e não dá sinais de que vá voltar.

O autor foi anunciado como a “salvação da lavoura” pela DC, mas algo saiu muito errado nesse meio tempo.