HQ/Livros

Notícia

Superman | Grant Morrison fala das mudanças e saem mais capas [ATUALIZADO]

Além das novas roupas, herói será solteiro e duplamente órfão

19.07.2011, às 15H21.
Atualizada em 11.11.2016, ÀS 09H01

A DC Comics revelou bem mais esta semana sobre o reboot de Superman - que terá toda sua continuidade pregressa ignorada pelas novas aventuras que começam em setembro. Não é só novo uniforme, mas também um herói solteiro, duplamente órfão e mais alienígena.

Action Comics #1

Action Comics #1

Para começar, o jornal New York Post revelou o que parece ser a capa definitiva da nova Action Comics #1 - série em que Grant Morrison e Rags Morales vão recontar a origem de azulão. E o não-uniforme - calça jeans, camiseta e uma capa do tamanho de uma toalha de rosto - se confirma.

"Acreditamos que era hora de fazer as grandes aventuras de um Paul Bunyan do século XXI, que luta pelos fracos e oprimidos contra bullies de todos os tipos, desde invasores robôs até reis do crime e funcionários públicos corruptos", disse Morrison ao jornal. "O novo visual reflete o status de Superman como defensor do homem e da mulher comum, nas ruas."

A reportagem confirma que Action Comics mostrará o princípio da carreira de Superman, com seus poderes ainda em desenvolvimento. Ele poderá pular prédios altos (como na sua origem), mas não conseguirá voar, por exemplo. Outra novidade é que o casamento com Lois Lane nunca aconteceu - Lois estará namorado outro colega do Planeta Diário - e papai e mamãe Kent já estarão falecidos, o que vai reforçar um aspecto mais extraterrestre e menos humano no herói.

Em outras séries da nova DC, como Superman (por George Pérez e Jesus Merino) e JLA (por Geoff Johns e Jim Lee), o herói estará num estágio mais avançado da carreira e usará outro uniforme, também diferente do clássico e que o Newsarama diz ser uma "armadura kryptoniana". Entre as mudanças nesta estão o fim da cueca vermelha (embora os desenhos mostrem uma cueca azul), um cinto vermelho e linhas ao longo da roupa que dão um visual de armadura - como o símbolo no peito em alto relevo. Dá pra ver bem na capa de Superman #1.

[Atualizado] A DC soltou um comunicado oficial resumindo as mudanças, em tópicos. Primeiro, sobre Action Comics:

  • Este Superman é muito mais alien e esforça-se para se ajustar a seu lar adotivo. Na série, ele deve lidar tanto com a perda de seu mundo natal quanto com a perda de ambos seus pais adotivos. Ele é mais Kal-El do Planeta Krypton do que Clark Kent do Kansas. Ele está sozinho e tenta achar seu lugar no mundo.
  • A primeira história da série vai explorar as origens do uniforme de Superman, enquanto ele evolui de um visual que inclui jeans e botas para um novo: uma armadura de batalha que também é tributo a seu passado kryptoniano.
  • Seus grandes poderes têm limites. No início da série, Superman pode pular prédios altos, mas sua capacidade de voo ainda está em fase inicial.

Sobre a série Superman, que se passará na continuidade presente:

  • Clark Kent está solteiro e mora sozinho. Ele nunca foi casado.
  • Lois Lane está namorando um colega do Planeta Diário (e o nome dele não é Clark Kent) e tem um novo cargo no jornal.
  • Eterno e moderno, clássico e contemporâneo, mas mais jovem, mais impetuoso e mais reflexivo, este é Superman. O Novo Homem do Amanhã.

Action Comics #1 sai em 7 de setembro e Superman #1 em 28 de setembro.