A Panini lançou recentemente a segunda edição do compilado Clássicos do Cinema Turma da Mônica, que apresentou três histórias: Avaturma (Avatar), Peraltas do Caribe (Piratas do Caribe) e Tô na História (Toy Story). Além de colocar os personagens criados por Mauricio de Sousa como protagonistas, o roteirista Flávio Teixeira de Jesus incluí diversos Easter Eggs com citações a filmes clássicos e personagens de outros universos.
Avaturma
Uma das maiores reuniões de personagens azuis da história dos quadrinhos. A equipe de produção fez citação a personagens da Disney, da Marvel, da DC, do mundo dos games e dos cinemas. Entre os personagens estão o Gênio da Lâmpada, o Power Ranger azul, Smurfs, o Papá-Léguas, o Capitão Planeta, o Senhor Manhattan de Watchman, Squirtle de Pokemon, Sonic, um dos Guardiões do Universo dos Lanternas Verdes, Noturno dos X-Men, entre outros.
Avaturma
Na página seguinte, mais alguns personagens azuis ganharam destaque como Zinedine Zidane com a camisa da França, Megaman e até personagens menos conhecidos pelo grande público, como OMAC da DC Comics. No total, a história conta com 42 homenagens
Peraltas do Caribe
Duas pequenas homenagens aparecem nessa página: à esquerda está Zanzibar, vilão do desenho animado Comandos em Ação, disputando um mapa com o Capitão Stingaree, inimigo do Batman.
Confira as citações e acesse o site oficial da Turma da Mônica para conferir todas as homenagens.
Peraltas do Caribe
Além de contar com o Capitão Gancho da animação clássica da Disney disputando um braço de ferro com o Ganho interpretado por Dustin Hoffman em Hook – A Volta do Capitão Gancho, a página apresenta desde o Jack Sparrow de Johnny Depp até Luffy, do mangá One Piece. Contudo, o grande destaque vai para os personagens que obscuros que somente fãs de filmes de piratas conseguem descobrir, como o ator Errol Flynn em Capitão Blood (longa de 1935) e o Burt Lancaster em O Pirata Sangrento (filme de 1952). No total são 33 citações na página.
Tô na História
Uma pequena citação abre a terceira história “franquia” do livro. Na porta aparece um cartaz de Sonho Vermelho, que faz homenagem ao curta lançado em 1987 pela Pixar – que produziu os três Toy Story.
Tô na História
Eva e Wall-E aparecem no alto da página, enquanto Remy , o rato protagonista de Ratatouille aparece correndo com um queijo
Tô na História
Mais citações obscuras da Pixar. No primeiro quadrinho um peixe-palhaço aparece homenageando o clássico Procurando Nemo, de 2003, enquanto ao mesmo tempo um curta antigo da produtora aparece nessa página: Tin Toy, curta de 1988. No último quadrinho, Flik e a joaninha Francis, de Vida de Inseto, aparecem andando.
Tô na História
Na primeira fileira de caixas de brinquedos, estão personagens do curta pular, de 2003
Tô na História
Geri, do curta-metragem O Jogo de Geri (que foi exibido antes do primeiro Toy Story) aparece disputando um jogo de xadrez com Carl, Russel e Dug, protagonistas de Up – Altas Aventuras. Além disso, Relâmpago McQueen e Mate, de Carros, esperam os personagens atravessar a rua enquanto os pássaros do curta Para os Pássaros estão em cima de um fio. O principal detalhe é John Lasseter, diretor de criação da Pixar e diretor dos dois primeiros Toy Story anda na calçada com a luminária símbolo da Pixar.
Tô na História
O enfeite de mesa com um boneco de neve é do curta-metragem Knick Knack, de 1989
Tô na História
Os pôsteres no quarto homenageiam dois curtas: Festa nas Nuvens, de 2009, e Quase Abduzido, de 2006.
Tô na História
Os personagens na calda do avião são os protagonistas de Dia e Noite, de 2010
Tô na História
No quadrinho estão a família de Os Incríveis, de 2004, e na caixa de doação podemos ver Woody e Buzz Lightyear, protagonistas de Toy Story
Tô na História
Sully e Mike, protagonistas de Monstros S.A., estão caídos no chão no primeiro quadrinho
Tô na História
Outros curtas homenageados nessa página, com os músicos de A Banda de Um Homem Só, de 2005, e o mágico de Presto, de 2008