Durante o 6º Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte, a Zarabatana Books está anunciando cinco novas obras em quadrinhos ou sobre quadrinhos que lançará em breve no Brasil. Há material estrangeiro premiado e novo material nacional.
Alans
No topo da lista está A Guerra de Alan, trilogia do francês Emmanuel Guibert elogiadíssima no país de origem e nos EUA. Indicado ao Angoulême e a quatro prêmios Eisner este ano, a obra reconta a II Guerra Mundial a partir das memórias do soldado norte-americano Alan Ingram Cope. Guibert é o desenhista de O Fotógrafo, álbum francês que já teve dois volumes publicados no Brasil pela Conrad.
Dois outros lançamentos são resultado do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que financiou obras em quadrinhos de paulistas. Jambocks!, de Celso Menezes e Felipe Massaferra, é o que sairá primeiro - sobre aviadores brasileiros na II Guerra Mundial (mais no blog dos artistas). Massaferra, o ilustrador, tem feito grande sucesso no mercado dos EUA. O outro livro financiado é Bando de Dois, de Danilo Beyruth, outro nome que desponta no mercado nacional e internacional.
As outras duas obras são Bienvenido - não um álbum em quadrinhos, mas um livro do jornalista Paulo Ramos contando a história do quadrinho argentino - e, claro, Macanudo 3, dando sequência à publicação das tiras de Liniers. A Zarabatana pode acelerar a produção dos álbuns para emparelhar com a publicação no país de origem, onde o sétimo volume será lançado este ano.