A apresentação do Red Hot Chili Peppers que fechou a primeira noite do Lollapalooza animou uma multidão interminável de fãs que lotou o Autódromo de Interlagos nesta sexta-feira, dia 23. E apesar de altos e baixos e algumas falhas da voz, Anthony Kiedis e sua companhia compensaram os fãs com hits eternos e tocaram raridades queridas do público.
Diego Padilha/Lollapalooza BR
A banda subiu ao palco pontualmente, e logo depois de uma bela jam instrumental, o vocalista entrou no palco com "Can't Stop", botando o povo pra pular. Os fãs responderam instantaneamente. A animação do público continuou pelo set, sustentando os silêncios que se passavam entre uma música e outra e cantando por cima dos erros de letra que o vocalista fazia de vez em quando; uma das vezes, o deslize veio por um ótimo motivo: Kiedis foi surpreendido por um fã que invadiu o palco.
O simpático guitarrista Josh Klinghoffer, que não recebe o mesmo amor do público como os membros fundadores ou de longa data, conquistou os brasileiros de um jeito bem único, com uma performance intimista de "Menina mulher da pele preta", de Jorge Ben Jor. Mas Flea foi a estrela do show, sempre parando para conversar com o público do seu jeito caricato, e agradecendo a multidão pela presença, enquanto Chad Smith brilhava atrás, demonstrando as habilidades conhecidas nas baquetas.
Mas os fãs de RHCP se animaram de verdade quando a banda resolveu tocar a rara "Aeroplane", que arrancou todo mundo do chão, principalmente pela estreia da música no solo brasileiro. E mais para frente, ainda agitou o fim da noite com um cover de Stevie Wonder, "Higher Ground" e fechou antes do bis com uma bela performance de "By The Way".
Até o fim da apresentação do Red Hot Chili Peppers, que chegou perto de duas horas, o público ainda não se dispersava, algo realmente raro em um festival que concentra tantos tipos diferentes de fãs. Mesmo quando a banda se prolongou nos bastidores antes de voltar ao palco, o povo esperava pela volta, e valeu a pena; o grupo ainda retornou para "Goodbye Angels" e "Give It Away", antes de prometer voltar e deixar o palco de vez.