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Com show arrebatador, Green Day faz subir a temperatura no Rock in Rio

Setlist de sucessos encerra a sexta-feira (09) do Palco Mundo

10.09.2022, às 09H56.
Atualizada em 19.01.2024, ÀS 08H25

Estreante no Rock in Rio, o Green Day ofereceu bem mais do que boa música ao encerrar a programação do Palco Mundo nesta sexta-feira (9), também conhecida como o "Dia do Emo". Completamente à vontade, o trio da Califórnia entregou entretenimento de qualidade por quase duas horas em um show arrebatador e irretocável.

O aquecimento do público começou antes mesmo da entrada da banda, com a execução de uma gravação de "Bohemian Rhapsody", do Queen, cantada em peso pela Cidade do Rock. Em seguida, assim como em outros shows recentes do grupo, um coelho rosa chegou fazendo o papel de mestre de cerimônias e agitou a galera ao som de um mash-up de "Blitzkrieg Bop", do Ramones, e "I Love Rock 'n' Roll", de Joan Jett.

Mas nada disso dava a dimensão do que viria logo a seguir: com uma habilidade admirável de manter o alto nível da apresentação e a empolgação da plateia do início ao fim, Billie Joe Armstrong (guitarra e vocais), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria) deram início a uma sequência matadora de sucessos, começando pela pulsante "American Idiot".

Showman de mão cheia, o vocalista não interrompeu a canção nem para dizer "olá" ao Rio e "viva" para o Brasil ou pedir para a plateia fazer barulho. "Quero ver todo mundo enlouquecendo", pediu. Intervalo entre uma música e outra? Nem pensar. Mal se recuperou do primeiro número, os fãs continuaram pulando, gritando e cantando em "Holiday".

Armstrong parecia empenhado em evitar que aquela conexão entre banda e público se perdesse - como se fosse possível. Magnético, o cantor manteve o ritmo frenético de interações chamando uma fã ao palco em "Know your Enemy". Depois de se emocionar e abraçar o ídolo, ela soltou a voz como uma verdadeira rockstar e foi ovacionada.

Depois de um começo tão intenso, uma balada como "Boulevard of Broken Dreams" poderia quebrar um pouco o ritmo, certo? Não nesse show. É só a plateia reconhecer as primeiras notas da música que a euforia continua. "Só pedrada", como bem definiu um fã que acompanhava do gramado completamente lotado a performance do trio.

Estava no rosto de seus integrantes: a banda ia suar para entregar o show de suas vidas. Isso incluía não deixar a música parar nem durante o pedido de casamento de um casal de fãs em pleno palco. Foi um momento longo, com direito a celulares da plateia acesos, noivo ajoelhado, resposta (positiva!) com letra de "Scattered", beijo e selfie com o ídolo - e a banda lá, segurando sem deixar a peteca cair.

A seguir, "Longview" e "Welcome to Paradise" mantiveram a plateia acesa, mas nem na primeira pausa ela teve "descanso". Armstrong teve seu momento de maestro regendo o público, que seguia cada comando. "Como isso é divertido", disse, sem segurar o riso, um pouco antes de mandar um beijo estalado aos admiradores.

A cadência frenética continuou com o cover de "Rock and Roll All Nite", do Kiss, e "St. Jimmy", em que o vocalista pediu para que os fãs pulassem com ele. Em um raro momento de silêncio entre uma música e outra, o público preencheu o vácuo, protestando contra o atual presidente da República, aos gritos de "Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*".

Na sequência, a Cidade Rock continua fervendo com mais hits enfileirados: é a vez de "When I Come Around", "21 Guns" e "Minority", que se estende durante a apresentação da banda. Depois de um solo de bateria, o show volta a ser interativo, com a participação de outra fã, convidada a tocar guitarra em "Knowledge", cover do Operation Ivy, e incentivada a saltar durante um acorde. Mais delírio do público.

Nem por isso, Armstrong desiste de capturar a atenção da plateia, seja se enrolando na bandeira do Brasil e em uma bandeira LGBTQIAP+ ou se deitando na passarela, fazendo pose sexy e beijando a câmera de TV. E isso também não significa que a música tenha ficado em segundo plano. Na reta final da apresentação, "Basket Case" é uma das canções mais celebradas, assim como o bloco derradeiro, formado por "Wake Me Up When September Ends", "Jesus of Suburbia" e "Good Riddance (Time of Your Life)". A essa altura, os fogos de artifício parecem bastante apropriados para a despedida de uma banda que deixou o festival em chamas.

Setlist

American Idiot
Holiday
Know Your Enemy
Boulevard of Broken Dreams
Longview
Welcome to Paradise
Hitchin’ a Ride
Rock and Roll All Night
Brain Stew
St. Jimmy
When I Come Around
Waiting
21 Guns
Minority
Knowledge
Basket Case
Lights
King for a Day
Shout
Wake Me Up When September Ends
Jesus of Suburbia
Good Riddance (Time of Your Life)