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Rock in Rio | Dicas para fugir dos perrengues na ida e volta do evento

Bilhetes esgotados para o Rock Express, trânsito intenso e taxa extra nos carros de aplicativo são algumas das ciladas.

Você que vai ao Rock in Rio nesta semana já deve estar ciente de que a organização do evento e a prefeitura do Rio prepararam um esquema de ônibus. O Rock Express, que custa R$ 22 ida e volta do evento, e o Primeira Classe, que custa R$ 125 reais para o mesmo trajeto em um ônibus com ar-condicionado e lugares marcados.

No entanto, há alguns percalços com os quais o público pode acabar se deparando a caminho do evento. Quais são eles? Contamos para você se preparar:  

TRÂNSITO INTENSO
Nos primeiros dias de Rock in Rio - especialmente durante fim de semana, quando o público do evento costuma ser maior do que nos dias úteis -, foi preciso paciência para se deslocar da Cidade do Rock para outros pontos da cidade. Além disso, do ponto em que os transportes estão autorizados a parar até o local em que os shows acontecem há uma boa caminhada, filas para validar o ingresso e a revista. Neste caso, a dica é simples: saia cedo de casa para não correr risco de perder os shows.

TICKETS PARA O ROCK EXPRESS? SÓ ONLINE...
Na última sexta-feira (2), muita gente ainda chegava ao Terminal Alvorada e Jardim Oceânico, de onde saem os ônibus Rock Express, na intenção de comprar seu ticket lá mesmo. No entanto, os bilhetes só foram vendidos no local até às 18h, depois disso era necessário acessar o site ingresse.com e comprar seus tickets.

... MAS OS BILHETES ESGOTAM:
Se na sexta-feira até bem tarde ainda era possível comprar seus tickets do Rock Express, no sábado e domingo, quem tentava para comprar a passagem do Rock Express se separou com uma surpresa nada agradável. Os bilhetes estavam esgotados no site para embarques no mesmo dia. Restou aos mais familiarizados com o percurso pegar um BRT normal ou mesmo carro de aplicativo e descer em uma das ruas do entorno que não estava bloqueada, depois andar até o evento. O problema é que as ruas mais próximas sem bloqueio ficavam a uns bons quilômetros do portão principal.

DESORGANIZAÇÃO NA ENTREGA DE PULSEIRAS:
As pulseiras coloridas foram a forma do evento identificar quem estava liberado a utilizar o Rock Express. No Terminal Alvorada, elas eram colocadas no pulso dos passageiros pouco antes de embarcarem no Rock Express. Já no Terminal Jardim Oceânico, o público recebia informações desencontradas de cada funcionário. Na emoção no momento e na ânsia de ver os shows, houve quem tivesse desistido de tentar descobrir onde pegava a pulseira.

No retorno para casa, a falta do acessório, que poderia ser problema, também não foi. Era tanta gente para embarcar que, mesmo com a tentativa de controle da equipe, alguns embarcaram mesmo sem a pulseira.

Dica: quem vier pelo Terminal Jardim Oceânico deve solicitar a pulseira no guichê da entrada do evento.

LONGAS FILAS
O serviço do metrô tem sido a parte mais organizada do trajeto, com saídas em intervalos que atendem à alta demanda, sem superlotação. O único contratempo será para quem ainda não tem seu vale-transporte, Rio Card ou Cartão Giro, e precisará enfrentar as longas filas até um guichê ou pronto atendimento para comprar e carregar o cartão de acesso ao metrô e BRT.

DEMORA NO BRT
Embora tenha sido feito justamente para atender à demanda em grandes eventos da cidade, na prática, o serviço do BRT tem deixado a desejar neste Rock in Rio. Os ônibus tem saído superlotados e com intervalos longos. No sábado, a espera por um BRT após a meia-noite, chegava a demorar 30min na rota Transcarioca.

TAXA DE EVENTO
Quem optou por usar o serviço do Uber na volta do evento se deparou com a cobrança de uma taxa extra cobrada pela empresa no calor de R$ 36,90, além de vários cancelamentos até conseguir um motorista.

Para o próximo fim de semana do evento, em que ocorrem shows do Guns'n Roses e Green Day, é esperada uma movimentação mais intensa ainda no trânsito. O Presidente da CET-Rio definiu que esses dias serão críticos, e a orientação é de que os fãs se programem.