Gillian Anderson não gostou de como a história de Arquivo X terminou na 11ª temporada, exibida em 2018. Em nova entrevista à Variety, ela contou que só voltaria ao papel de Dana Scully sob uma condição bem específica.
"[Arquivo X] hoje em dia parece uma ideia velha. Eu já fiz, e fiz por tantos anos, e a série terminou em uma nota tão infeliz. Para que eu sequer pensasse em fazer mais uma temporada, precisaria saber que há novos roteiristas envolvidos. O bastão precisa ser passado adiante, para que Arquivo X seja novo e progressista", comentou.
Na entrevista, no entanto, Anderson admitiu que, quando recebeu os primeiros roteiros da série, se animou por ver em Scully "um tipo de personagem feminina que nunca tinha visto antes na TV". "Não é como se eu tivesse pensado: 'Oh, é uma personagem feminista'. Eu apenas pensei que ela era única", contou.
No set, no entanto, a história foi outra, e a atriz disse que precisou brigar contra ideias machistas da produção: "Por exemplo, quando Mulder e Scully se aproximavam da porta de algum suspeito, eles sempre queriam que eu andasse atrás [de David Duchovny]. Eu me rebelei contra algumas coisas assim".
Arquivo X estreou em 1993, mostrando as desventuras dos agentes do FBI Mulder (Duchovny) e Scully (Anderson), que investigam casos com possíveis explicações sobrenaturais ou extraterrestres. Além das 11 temporadas produzidas até 2018, a série também gerou dois longas-metragens.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.