Falta apenas um mês para a estreia de Avatar: O Último Mestre do Ar e, ainda que a premiada animação da Nickelodeon siga no imaginário de quem cresceu nos anos 2000, não dá para negar que o público-alvo do live-action é formado principalmente por novos fãs em potencial. Tanto é que Albert Kim, showrunner da produção, já chegou a falar um pouco sobre as principais diferenças entre as duas versões, planejando um formato menos episódico e apresentando alguns personagens antes do que aconteceu lá em 2005.
E para ajudar os recém-chegados à franquia e também refrescar a memória de quem não acompanhava A Lenda de Aang religiosamente na Nick, separamos abaixo algumas informações-chave dos principais personagens da primeira temporada de O Último Mestre do Ar:
Antes de mais nada, o que é um dobrador? E quem diabos é o Avatar?
Nickelodeon/Divulgação
Dobradores são aqueles que nascem com a habilidade de controlar os elementos. Em sua esmagadora maioria, os dobradores podem apenas dominar um elemento — definido basicamente por seu local de nascimento —, a exceção sendo o Avatar, capaz de dominar Água, Terra, Fogo e Ar.
Por controlar todos os elementos, o Avatar tem como missão máxima manter o equilíbrio entre as quatro nações e evitar que elas entrem em conflito. Além disso, ele também serve como ponte entre os vivos e os espíritos, sendo importante para ambos os mundos.
No universo de Avatar, o mundo é dividido em quatro diferentes nações: a Nação do Fogo, o Reino da Terra, as Tribos da Água do Sul e do Norte e os Nômades do Ar. A cada geração, o Avatar reencarna em uma região diferente, seguindo o ciclo Ar, Água, Terra e Fogo. Os dois antecessores imediatos de Aang foram Kyoshi, uma guerreira do Reino da Terra, e Roku, da Nação do Fogo. O protagonista de A Lenda de Aang eventualmente é sucedido por Korra, da Tribo da Água do Sul, em A Lenda de Korra.
Aang, o Avatar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: 12 anos (ou 112, considerando o tempo de hibernação no iceberg)
Dobrador? Sim, inicialmente apenas de Ar. Mas, como Avatar, é seu destino dominar também a água, a terra e o fogo.
A aventura de Aang no desenho da Nickelodeon começa quando ele é descoberto pelos irmãos Katara e Sokka dentro de um iceberg próximo do Pólo Sul. Inocente, mas ciente de seu papel, o garoto com a seta na cabeça descobre que seu sumiço há 100 anos permitiu que a Nação do Fogo, liderada pelo então Senhor do Fogo Sozin, invadisse as Tribos da Água, o Reino da Terra e dizimasse os Nômades do Ar, responsáveis pela criação de Aang.
Finalmente entendendo o quanto o mundo precisa do Avatar, o garoto aceita viajar ao Pólo Norte em busca de um mestre dobrador de água que possa ensinar a ele e a Katara técnicas de dominação avançada. Durante sua viagem, Aang aprende o básico de dominação com sua nova amiga, mas passa por diversos problemas ao cruzar com o exército da Nação do Fogo, especialmente o príncipe exilado Zuko e o Almirante Zhao.
Ponte entre os mundos físico e espiritual, Aang tem a capacidade de se comunicar com diferentes espíritos, o que o permite se conectar com suas encarnações passadas e a enfrentar inimigos mais experientes e poderosos que ele.
Ao longo do primeiro ano do desenho, Aang é confrontado pelos efeitos de seu desaparecimento secular e é obrigado a amadurecer de forma extremamente rápida, uma vez que o destino das quatro nações se concentra em seus jovens ombros.
No live-action, Aang será vivido por Gordon Comier.
Katara da Tribo da Água do Sul
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: 13 anos
Dobradora? Sim, de água. Apesar de iniciante e sem nunca ter treinado de forma tradicional, suas aventuras a “obrigam” a aprender a dobrar na prática e ela rapidamente se torna uma grande mestra da água.
Katara é a última dobradora de água da Tribo do Sul. Quando ela era criança, a tribo foi invadida pela marinha do fogo, que matou todos os dobradores lá presentes. Com sua terra praticamente dizimada e sua mãe morta, a garota ainda viu seu pai e todos os homens adultos partirem para lutar contra a nação do fogo.
Por anos, Katara fez o papel de mãe para seu irmão mais velho, Sokka. Após descobrir Aang em um iceberg, a garota descobre em si a vontade de ajudar o Avatar em sua jornada para dominar os quatro elementos e começa a introduzi-lo aos conceitos básicos da dobra de água.
Assim como Aang, Katara tem na primeira temporada do desenho uma evolução drástica, indo de garota preocupada a uma guerreira absurdamente forte, capaz de derrotar até com certa facilidade dobradores com décadas de treinamento. Embora nem sempre concorde com as ações e comportamentos do Avatar, Katara se mantém fiel ao amigo/pupilo e o ajuda em seu crescimento como pessoa e como dobrador.
Kiawentiio dará vida a Katara em O Último Mestre do Ar.
Sokka da Tribo da Água do Sul
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: 15 anos
Dobrador? Não, mas como homem mais velho da Tribo após a partida de seus guerreiros, ele tenta assumir a responsabilidade de liderar seu povo — com resultados pouco promissores.
A primeira impressão de Sokka não poderia ser das piores: o garoto começa a animação original subestimando sua irmã por ser mulher e chamando-a de estranha por ser uma dobradora. Depois de conhecer Aang, no entanto, o jovem guerreiro se torna muito mais aberto e inclusive mostra repetidamente seu amor por Katara, abandonando o conforto de sua tribo para seguir com ela e o Avatar para o Pólo Norte.
Ao longo dessa primeira viagem, Sokka se depara com as guerreiras Kyoshi, mulheres que o derrotam facilmente e fazem com que ele repense suas opiniões sexistas. Ainda na primeira temporada, o garoto se mostra também um tático militar extremamente capaz e acaba se tornando um dos principais arquitetos da batalha contra a Nação do Fogo. Com a ajuda de seu icônico bumerangue, o líder não-oficial da Equipe Avatar se mostrou uma verdadeira dor de cabeça para os oficiais rivais.
O curioso é que, apesar de ser extremamente organizado e capaz em batalhas, Sokka é também o grande alívio cômico de A Lenda de Aang. Adepto dos trocadilhos e comentários jocosos, ele tenta sempre que possível levantar a moral da Equipe Avatar.
Sokka será interpretado por Ian Ousley em O Último Mestre do Ar.
Zuko, Príncipe Exilado da Nação do Fogo
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: 16 anos
Dobrador? Sim, de fogo. Apesar da pouca idade, Zuko já um dos melhores guerreiros da Nação do Fogo, muito graças ao treinamento sob a tutela de seu tio Iroh.
Zuko é o primeiro grande antagonista de A Lenda de Aang. Príncipe da Nação do Fogo, o garoto foi queimado e banido pelo próprio pai após questionar um general que planejava mandar soldados de seu próprio exército para uma batalha sem chances de vitória, apenas para distrair o pelotão inimigo. Proibido de pisar em sua terra natal novamente, o príncipe parte ao lado do tio, o general aposentado Iroh, para caçar o Avatar, que desaparecera 100 atrás.
Obstinado em capturar Aang, Zuko segue a Equipe Avatar desde o Pólo Sul, enfrentando o trio protagonista diversas vezes, chegando muito perto de ter o Avatar em suas mãos. Isso porque ele acredita que seu pai, o Senhor do Fogo Ozai, restauraria sua honra se ele eliminasse a única ameaça viva ao domínio do fogo sobre as outras nações.
À medida que a história avança, Zuko ganha mais e mais camadas e chega inclusive a resgatar Aang quando ele é capturado por Zhao. Apesar de viver em batalhas, o príncipe mostra que não é apenas um guerreiro, conquistando aos poucos o respeito de seus soldados e inimigos.
No live-action, Dallas Liu interpretará Zuko.
Iroh, o Dragão do Oeste
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: entre 50 e 60 anos
Dobrador? Sim, de fogo. Iroh é um dos dobradores de fogo mais habilidosos do mundo e suas façanhas o levaram a ganhar o apelido de Dragão do Oeste
Antes grande general da Nação do Fogo, Iroh comandou um cerco de 600 dias a Ba Sing Se, capital do Reino da Terra, mas recuou após seu filho morrer em batalha. Originalmente o herdeiro legítimo ao posto de Senhor do Fogo, ele permite que seu irmão Ozai assuma o trono, uma vez que ele não deseja mais ter papel ativo na Guerra dos 100 Anos.
Preocupado com Zuko, Iroh se voluntaria para acompanhar o príncipe em sua busca pelo Avatar. Durante este tempo, ele desenvolve uma relação extremamente próxima com o garoto, a quem ele trata como um filho e, diversas vezes, tenta aconselhá-lo a abandonar sua busca por Aang e a começar uma nova vida longe da Nação do Fogo.
Por causa de sua derrota em Ba Sing Se e de seu jeito gentil de ser — inclusive para com a Equipe Avatar —, Iroh é constantemente subestimado por seus adversários, mas derrota praticamente todos que ameaçam seu sobrinho sem grandes dificuldades.
Com grande ligação espiritual, Iroh respeita a lenda do Avatar e vive tentando mostrar a Zuko que a busca pela paz é um caminho muito mais honrado que o da guerra e destruição.
Paul Sun-Hyung Lee, de Ahsoka, viverá Iroh no remake.
Azula, Princesa da Nação do Fogo
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: 14 anos
Dobradora? Sim, de fogo. Prodígio da dobra, Azula é inicialmente bem mais poderosa que Zuko, seu irmão mais velho.
Sabe aquele vilão encantador que a gente não consegue desgostar por completo? Então, Azula é o contrário. Do primeiro momento em que a jovem princesa deu as caras nos segundos finais da primeira temporada da animação, já havia ficado claro que ela era tão cruel quanto seu pai, mas muito mais inescrupulosa.
Azula é explorada de fato na segunda temporada de A Lenda de Aang e rapidamente se transforma na maior ameaça enfrentada pela Equipe Avatar. Ao contrário de Zuko, no entanto, ela tem todo o aporte financeiro e militar da Nação do Fogo, usando de maquinários como tanques e brocas para expandir o poder de seu pai e caçar Aang e seus amigos.
Mais do que apenas capturar o Avatar, Azula tem também a grande ambição de matar o próprio irmão, a quem ela vê como um traidor. Ambiciosa, a princesa se torna cada vez mais cruel com aqueles à sua volta. Ao longo da série, ela tortura, trai, mente e mata quem for preciso para alcançar seus objetivos.
A presença de Azula na primeira temporada de O Último Mestre do Ar é, pelo menos até a estreia da série, a grande mudança do live-action em relação à animação. Com um papel maior do que teve no desenho, a trama da princesa deve ser alterada para que ela divida o antagonismo com o Almirante Zhao.
Azula será interpretada por Elizabeth Yu em O Último Mestre do Ar.
Ozai, o Senhor do Fogo
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: entre 40 e 50 anos
Dobrador? Sim, de fogo.
Irmão mais novo de Iroh, Ozai era originalmente o segundo na linha de sucessão ao trono, mas, quando seu irmão foi derrotado em Ba Sing Se, ele tentou convencer seu pai, o então Senhor do Fogo, a deserdar o general. Furioso quando ouve um não, ele trama a morte do próprio pai e sua ascensão ao trono (lê-se “golpe”) e passa a controlar a Nação do Fogo com punhos de ferro, ficando conhecido como um dos governantes mais cruéis do país durante a Guerra dos 100 Anos.
Estóico, intimidador e impiedoso, Ozai planeja usar o retorno do místico Cometa Sozin, que concede poderes ainda maiores para os dominadores de fogo, para destruir o que resta do Reino da Terra e dominar o mundo de uma vez por todas.
Daniel Dae Kim, que inclusive dublou episódios de A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, volta à franquia para viver Ozai em O Último Mestre do Ar.
Almirante Zhao
Nickelodeon/Netflix/Divulgação
Idade: desconhecida
Dobrador? Sim,de fogo.
Um dos principais oficiais de guerra de Ozai, Zhao vê na captura de Aang e de Zuko sua chance para se tornar o maior nome do exército da Nação do Fogo. Tão impiedoso quanto seu governante, o almirante não mede esforços para alcançar seus objetivos e chega até mesmo a matar o Espírito da Lua em sua tentativa de invasão à Tribo da Água do Norte.
Inteligente e brutal, Zhao foi o principal antagonista da primeira temporada de A Lenda de Aang, uma vez que ele deu trabalho tanto para o jovem Avatar quanto para o Príncipe Exilado e seu tio. Assim como Azula, ele também teve à sua disposição todo o poderio do exército do fogo e por muito pouco não concluiu sua missão de levar Aang para Ozai, embora ele não seja tão talentoso quanto a Princesa.
Ligando apenas para honrarias, Zhao é o tipo de militar violento que a série original fez questão de criticar sempre que possível ao longo de suas três temporadas (ou sete, quando consideramos que muitas das mesmas críticas continuaram em A Lenda de Korra).
Ken Leung, de Tempo e Industry, interpretará Zhao em O Último Mestre do Ar.
Vendedor de Repolhos, o melhor personagem de Avatar
Nickelodeon/Divulgação
Idade: desconhecida
Dobrador? De elementos, não. De corações, com certeza
Pobre Vendedor de Repolhos. Viajando de cidade em cidade para vender seus vegetais, o personagem tem seu estoque constantemente destruído quando cruza o caminho de Aang. O tempo, no entanto, compensou o vendedor, que se tornou um dos grandes industrialistas do mundo após os eventos de A Lenda de Aang, com sua companhia, a Corporação Repolho, se tornando uma das grandes empresas automobilísticas do Reino da Terra em A Lenda de Korra.
Narrativamente, o Vendedor de Repolhos não passa de um alívio cômico recorrente na franquia, com seu bordão “MEUS REPOLHOS!” transformando-o em dos personagens mais amados pelos fãs de Avatar. A paixão por ele é tanta que é seguro dizer que o fandom se revoltará se seu retrato no live-action não fizer jus à figuraça apresentada no desenho (sim, estou falando por mim).
A honra de interpretar o personagem em O Último Mestre do Ar é de James Sie, que dublou o Vendedor de Repolhos em A Lenda de Aang.
Avatar: O Último Mestre do Ar é uma adaptação em live-action da série de animação premiada da Nickelodeon e conta com Albert Kim (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Nikita) como showrunner, produtor executivo e roteirista. A versão da Netflix da série de animação acompanha Aang, um jovem Avatar que precisa aprender a dominar os quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar) para restaurar o equilíbrio em um mundo ameaçado pela terrível Nação do Fogo.
Com três temporadas iniciais (61 episódios), Avatar: A Lenda de Aang se tornou uma das animações mais adoradas da história. A série ganhou uma sequência em A Lenda de Korra, que acompanhava a Avatar que sucedeu Aang. Além do sucesso nas telas, os títulos deram origem a uma franquia que ganhou diversas sequências em livros e HQs.
Avatar: O Último Mestre do Ar estreia em 22 de fevereiro, na Netflix.