O sucesso meteórico de Cangaço Novo, série brasileira do Prime Video, mostrou uma potência na indústria audiovisual nacional que não se via há algum tempo - e o seu protagonista, Allan Souza Lima, entende que este tipo de intervalo entre produções de impacto da indústria brasileira é recorrente.
“Se pegarmos uma amostra dos últimos grandes projetos que tivemos no Brasil, a quantidade de projetos elaborados, desde cinema até streaming, [é enorme]. Mas, desde Central do Brasil, Cidade de Deus, Tropa de Elite, Bacurau, Cangaço Novo... um projeto que toma proporções de grandes potências surge a cada quantos anos? Pode ser cinco, sete anos. E por que existe esse hiato?”, questionou ele em entrevista ao Omelete.
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Para Souza Lima, a chave está em quais projetos ganham o investimento das grandes produtoras e financiadores do cinema e da TV nacionais: “Algumas vezes [eles] precisam adotar uma abordagem ultracomercial, entendendo que aquele caminho tem sido bem sucedido quando o assunto é conquistar a maior audiência, o interesse de quem contrata aquele serviço. A partir daí, tenta-se alinhar, é claro, as expectativas mercadológicas numa sociedade capitalista como a que estamos inseridos - o que é compreensível -, com o dilema de não deixar o ‘fazer a arte’ sumir em detrimento do ‘vender a arte’. E, nessa corrida frenética do mercado, acabamos perdendo algumas histórias”.
O ator definiu essas histórias perdidas como aquelas que “demandam tempo e dedicação para serem plenamente executadas, e até apreciadas de fato”. Souza Lima citou a aposta de Cangaço Novo em atores pouco conhecidos do grande público, dando visibilidade a nomes que nem sempre recebem esse tipo de oportunidade - o que foi parte do que seduziu o público para a proposta da série, na sua visão.
“Muitos produtores talvez estejam condicionados a acreditar que será melhor recebido o mesmo ator e atriz já escalado tantas vezes, que talvez seja melhor contar uma história parecida com outra que anteriormente deu certo, e acredito que nosso audiovisual será ainda mais rico se nos dispormos a também apostar no que é diferente, a correr riscos”, completou ele. “Estamos numa reformulação de mercado e acho que tudo começa pela produção. Não adianta, por mais que eu tenha um roteiro incrível, apresentar um projeto e ele não andar. Tudo começa pela raiz, que é a produção e o que é colocado na balança, mas principalmente priorizado, na hora de se investir em algo”.
A primeira temporada de Cangaço Novo está disponível para streaming no Prime Video. O segundo ano, enquanto isso, ainda não tem data de estreia definida.