Junho é o mês no qual se comemora o Dia dos Namorados e Dia do Orgulho LGBTQIA+. Aproveitando essas duas data super importantes e o clima de romance, a Omelista de hoje decidiu celebrar alguns dos melhores casais homoafetivos dos desenhos animados.
- Mês do Orgulho LGBTQIA+: RuPaul's Drag Race ainda nos faz felizes?
- O que falta para as animações da Disney terem mais representatividade?
- Mês do Orgulho: Por que a Netflix tem cancelado tantas produções LGBTQIA+?
Então prepara seu coraçãozinho de shipper e confira a nossa lista de homenagens:
Arlequina e Hera Venenosa - Harley Quinn
Muita gente ainda pensa na Arlequina como a namorada do Coringa, mas boa parte dos fãs prefere ela ao lado de outra pessoa... e com razão! Nos quadrinhos, a Arlequina é bissexual e, em algumas histórias, já namorou e até casou com a Hera Venenosa. E essa relação é muito bem retratada na série Harley Quinn.
Ao longo da segunda temporada, nós vemos a relação das duas mudar aos poucos, o que é muito fofo de assistir - mesmo que seja uma comédia sobre vilãs cometendo várias atrocidades.
Garnet - Steven Universo
[Atenção: se você não quiser tomar spoiler do final da primeira temporada talvez seja o caso de já pular pro próximo item da lista]
A Garnet, uma das Crystal Gems, é uma das personagens mais interessantes de Steven Universo. E aos poucos nós percebemos que, apesar de ser inexpressiva quase o tempo todo, a Garnet também é a personagem mais amorosa da produção.
Isso porque no final da primeira temporada é revelado que a personagem é uma fusão de outras duas gems: a Rubi e a Safira, duas personagens que se amam tanto que preferem não se separar nunca e literalmente viver a vida pelos olhos uma da outra.
Todd e Maude - BoJack Horseman
Este é um casal formado por um homem e uma mulher, mas que não sentem atração sexual um pelo outro. Eles são assexuais, o "A" de LGBTQIA+.
O Todd de BoJack Horseman é "ace" e vai aprendendo muito sobre o assunto ao longo das temporadas. Depois de entrar em um aplicativo para assexuais que buscam um relacionamento, ele conhece a Maude - que, aliás, também é dublada por uma atriz assexual - e finalmente entra em um namoro saudável, com alguém que o aceita do jeito que ele é.
Touya e Yukito - Sakura Cardcaptor
Hoje em dia, existem vários casais explicitamente LGBTQIA nos desenhos animados, mas durante muito tempo eles eram retratados só por meio de subtextos.
Sakura Cardcaptor é um exemplo disso. Lá, a relação do Touya e Yukito não é só de amizade, mesmo que eles nunca se beijem ou falem que são namorados. Os dois garotos têm uma relação muito próxima - tanto emocional, quanto fisicamente - e há muitas cenas de afeto entre os dois, incluindo uma em que Touya e Yue, o alterego do Yukito, quase se beijam.
Marceline e Princesa Jujuba - Hora da Aventura
Claro que não dá pra fazer essa lista sem citar Bubbline.
A relação das duas começou lá na terceira temporada, com insinuações de que Marceline e a Princesa Jujuba já tinham sido muito próximas. O público não precisou de muito mais que isso pra shippar as duas e Olivia Olson, que dubla a Marceline, disse que a equipe de Hora de Aventura realmente tratava como canônico o fato de que elas eram ex namoradas.
O único problema era mostrar isso em tela, porque em alguns lugares do mundo as séries com relacionamentos homoafetivos são censuradas. No último episódio, porém, as duas finalmente se beijaram, tornando explícito o que já vinha sido sugerido desde 2011. Mas foi só esse ano, em Adventure Time: Distant Lands, que a gente conseguiu ver as duas vivendo como um casal de fato.