Luis Tirado Morales e Christian Chavez em cena de Rei Charly (Reprodução)

Séries e TV

Entrevista

Christian Chavez: Foi “terapêutico” interpretar vilão transfóbico em Rei Charly

Ator e integrante do RBD falou ao Omelete sobre a nova série do Disney+

02.09.2024, às 06H00.

Christian Chavez se apoiou em sua própria experiência lidando com o preconceito ao encarar o desafio de interpretar um vilão transfóbico em Rei Charly, série do Disney+ sobre um jovem transgênero (Luis Tirado Morales) que bate de frente com as atitudes retrógradas de sua pequena vila no México ao entrar em um famoso concurso de beleza masculino. Na produção, Christian vive um político corrupto - e bastante incompetente - que tenta de todas as maneiras bloquear o protagonista em sua empreitada.

Em entrevista ao Omelete, o ator e integrante do RBD falou da importância de abordar esse tema em seu novo projeto: Para mim, é muito importante poder falar de assuntos sérios, como ator, ainda mais se afeta a minha comunidade. As histórias de pessoas trans sempre foram tabu, eu nunca imaginei que estaríamos contando a história de um adolescente trans na TV. É maravilhoso que isso tenha acontecido.

Chávez se tornou figura proeminente no ativismo LGBTQIAPN+ na América Latina a partir do final dos anos 2000, quando o vazamento de fotos de seu casamento com o canadense B.J. Murphy o obrigaram a assumir a homossexualidade no auge do RBD. Por isso, segundo ele, interpretar o vilão na história de preconceito e superação contada em Rei Charly foi, de certa forma, terapêutico.

Especialmente no México, acho que a rejeição e o preconceito [às pessoas LGBTQIAPN+] vêm da falta de informação, das regras sociais aprendidas há muito tempo. É muito terapêutico, como ator, poder me conectar a experiências passadas e evocar as emoções certas para o personagem, definiu ele.

Com oito episódios ao todo, Rei Charly já está disponível para streaming no Disney+.