James Michael Tyler, o Gunther, era um dos coadjuvantes mais queridos pelo público de Friends. Mas não só: o ator, que morreu neste domingo (24), aos 59 anos, foi também o coadjuvante que mais apareceu na série.
Segundo o IMDb, ele esteve em 150 dos 236 episódios da série, aparecendo em cada uma das dez temporadas da sitcom.
E, acredite: no início da série, o personagem nem tinha nome -- conforme o próprio ator contou em entrevista ao Omelete, em 2014.
"No começo de Friends, meu personagem era conhecido como 'o cara do café'. Ele não era 'Gunther' até o meio da segunda temporada. Uma das criadoras da série, Marta Kaufman, me perguntou numa noite, entre takes, se eu tinha alguma experiência em atuação. Eu falei da minha pós-graduação na área e ela disse 'interessante, é bom saber disso'. Na semana seguinte havia uma cena em que Rachel dizia boa noite a 'Gunther' quando ele deixava seu turno no Central Perk. Eu não fazia ideia e nem tinha expectativa de que o papel se expandiria depois disso, muito menos que duraria dez temporadas", contou ele.
Na ocasião, Tyler ainda comentou sobre a coincidência que levou Gunther a ter o visual platinado que viria a se tornar sua marca registrada: "O cabelo descolorido foi totalmente coisa do acaso. Mais ou menos uma semana antes de aparecer no primeiro episódio, ofereci meu cabelo para um amigo estilista que queria tentar fazer a descoloração perfeita. Os produtores gostaram do visual, então tive que mantê-lo durante toda a duração do programa".
Tyler fez uma participação no especial de reunião do elenco de Friends, exibido em maio. Em junho, quando revelou sua luta contra o câncer, ele disse que decidiu compartilhar o diagnóstico somente após o lançamento do especial para não quebrar o clima de celebração da ocasião.
Além de Friends, o ator fez participações em séries como Scrubs, Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira e Episodes. Recentemente, ele estrelou os curtas Processing e The Gesture and The Word.