Jorah Mormont foi um dos poucos personagens presentes em todas as temporadas de Game of Thrones. Interpretado por Iain Glen, confirmado na CCXP19, o personagem acompanhou Daenerys desde o casamento dela com Khal Drogo e defendeu sua amada Khaleesi até o final.
No entanto, a carreira de Glen começou ainda nos anos 80 e ele deve interpretar até mesmo o Batman. Conheça abaixo mais detalhes sobre a trajetória do astro.
A CCXP 2019, que acontecerá entre 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.
Começo de carreira

O primeiro papel profissional de Glen foi no filme para a TV Ring of Keys, em que fez uma pequena participação como um estudante. Depois disso o ator continuou na TV e conquistou o papel de Carl Galton na minissérie The Fear. Praticamente irreconhecível! Depois disso o ator participou de dois filmes menores e interpretou vários papéis na série Screen Two, entre 1986 e 1989.
Anos 90 e prêmios
Os anos 90 foram particularmente bons para a carreira de Glen. Já em 1990 o ator ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim pela performance no longa Uma Sombra no Escuro. Depois dessa experiência, o astro voltou novamente a carreira para a TV, participando de telefilmes e também do seriado de época Filhas e Esposas, exibido em 1999.
Franquia Resident Evil
Na década seguinte, Iain Glen se dedicou aos blockbusters. Ele interpretou Manfred Powell em Lara Croft: Tomb Raider (2001) e em 2004 conquistou o papel de Dr. Isaacs em Resident Evil 2: Apocalipse. Ele repetiu o papel em 2007, no terceiro longa, e ficou algum tempo longe da franquia, até retornar em Resident Evil 6: o Capítulo Final.
Volta à TV
Esse tempo longe das grandes produções do cinema serviu para Glen fazer mais um retorno à TV, dessa vez participando de séries importantes como O Diário de Anne Frank (2009), Lei & Ordem: Reino Unido (2009) e Doctor Who (2010), em que apareceu em duas oportunidades como Octavian.
Downton Abbey
Com tanto sucesso nas telinhas, não foi surpresa quando Glen foi escalado para o elenco de Downton Abbey, uma das séries mais amadas pelo público. O ator participou de seis episódios como Sir Richard Carlisle, o noivo de Lady Mary Crawley. Também em 2011, o astro teve um tempinho para voltar aos cinemas como Alfred Roberts, em A Dama de Ferro.
Game of Thrones
2011 pode ser considerado o melhor ano na carreira de Iain Glen. Além das conquistas citadas acima, ele foi escalado oficialmente como Jorah Mormont em Game of Thrones. No começo da história, o público não sabe o sobrenome do personagem, que é citado apenas como Jorah, o Ândalo. Ele conhece Daenerys logo no começo da história e se apaixona pela Khaleesi. O sentimento não é correspondido, mas Jorah continua leal à amada, embora cometa alguns erros no caminho.
Vale citar que a série e, especialmente os livros, foram mostrando novas facetas de Jorah com o decorrer do tempo. O sobrenome Mormont revela que ele é filho do Lord Comandante da Patrulha da Noite e que foi exilado de Westeros por Ned Stark, por comercializar escravos, algo proibido no continente. O personagem esteve em todas as temporadas e teve uma morte honrada no último ano, protegendo Daenerys.
Futuro com Batman e Titãs
Angela Weiss / AFP
Com o fim de Game of Thrones, Iain Glen já começou novos projetos no cinema e na TV e o mais importante de todos até agora é o papel de Bruce Wayne/Batman na 2ª temporada de Titãs. Por enquanto não foi revelado o visual do ator na série, mas a expectativa é que ele apareça em pelo menos dois episódios do novo ano, que estreia em 6 de outubro.