O exemplo arrasta. Não há melhor maneira de convencer alguém a fazer a coisa certa do que fazer você mesmo, e é assim que o Superman transforma o dia a dia das pessoas em Metropolis. Na segunda temporada da animação Minhas Aventuras com o Superman, encontramos um Clark Kent mais maduro, consciente de seus próprios poderes e ainda mais disposto a ajudar pessoas que ele nem conhece.
Após encarar diversos desafios, especialmente os impostos pelo pai de sua namorada Lois Lane, o Azulão encontra mais espaço para agir em Metropolis, ainda mais com o Planeta Diário o elogiando diariamente. Mesmo a união de Lex Luthor com Amanda Waller não é o bastante para impedir que o herói salve o dia. Porém, quando tudo parecia perfeito, o mundo de Kent desaba. Lane termina com ele e, minutos depois, Kara, a Supergirl, o encontra. Porém, essa versão da personagem ainda não é a boazinha de sempre.
Kara surge como uma sobrevivente do império de Krypton que planeja conquistar a Terra em nome de seu mentor, o vilão Brainiac. Com isso, a pacata vida do salvador de Metropolis vira uma verdadeira bagunça, e ele precisa enfrentar uma kryptoniana com poderes próximos aos seus, além de uma inteligência artificial alienígena muito poderosa — e claro, Luthor e Waller. O cerco se fecha ainda mais para o Homem de Aço, colocando-o em provações físicas e mentais.
Na série, vemos uma versão ainda não consolidada do Superman. Os cocriadores Josie Campbell e Jake Wyatt se esforçaram para levar às telas um jovem que claramente está aprendendo a controlar várias de suas habilidades e não chegou ao limite de sua força. Graças a isso, o dia a dia dele como um super-herói não é nada fácil, e seus inimigos, mesmo que não sejam fortes como o Homem de Aço que conhecemos, dão bastante trabalho.
O roteiro então une os poderosos vilões e a inexperiência do personagem para colocá-lo em uma situação extrema. Essa curiosa incapacidade física de derrotar os inimigos sozinho revela então o maior poder do Azulão: sua capacidade de incentivar as pessoas a fazer o bem. A série traz o personagem para o seu maior momento, quando ele mostra o caminho para heróis e vilões e retoma sua essência. Como um verdadeiro farol de esperança, a nova versão animada do herói apaga de vez as lembranças de um Superman sombrio e realista no universo da DC.
Com muito esmero, a segunda temporada de Minhas Aventuras com o Superman acerta ao misturar elementos clássicos e uma nova roupagem para o escoteiro azul. Assim, a produção agrada fãs antigos enquanto amplia o alcance da DC em uma nova geração.