Denise Dowse, mais conhecida como a vice-diretora Yvonne Teasley e Barrados no Baile e a terapeuta de Molly (Yvonne Orji) em Insecure, morreu ontem (13) aos 64 anos. A notícia foi confirmada pela irmã, Tracey Dowse, pelo Instagram.
A atriz e diretora estava internada desde o começo do mês, por complicações de um caso de meningite. No texto em sua homenagem, Tracey definiu Denise como "a irmã mais incrível, e uma atriz, mentora e diretora consumada".
O trabalho como a rígida mas compassiva vice-diretora de Barrados no Baile, aparecendo em mais de 20 episódios das 10 temporadas da série (entre 1990 e 2000), ajudou Dowse a ganhar visibilidade fora do teatro.
Logo depois, ela engataria outro papel recorrente: a juiza Rebecca Damsen em The Guardian (2001-2004), drama legal estrelado por Simon Baker (pré-O Mentalista).
No cinema, foi a empresária de Ray Charles (Jamie Foxx) em Ray (2004); a diretora da escola onde Ken Carter (Samuel L. Jackson) trabalha em Coach Carter: Treino Para a Vida (2005); e ainda apareceu em A Família da Noiva (2005) e Chamada de Emergência (2013).
Enquanto isso, seu currículo na TV ainda incluiu participações em Nip/Tuck, Everwood, Charmed, Monk, Bones, Criminal Minds (como Yvonne, tia de Derek), Castle, Arquivo X, 9-1-1, The Resident, Grey's Anatomy e Snowfall.
Após dirigir várias peças de teatro, Dowse estava prestes a fazer sua estreia nesta função em longas-metragens, com Remember Me, uma cinebiografia da cantora gospel Mahalia Jackson (Ledisi), figura importante no movimento de direitos civis dos negros nos EUA. O filme ainda não tem data de estreia marcada.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.