Omelete

Séries e TV

Notícia

Dire Wolf Explicado: Qual o papel dos Lobos-Terríveis em Game of Thrones?

Lobos da série da HBO eram inspirados em criaturas reais, que estão de volta da extinção pela ciência

08.04.2025, às 11H19.

Conforme os cientistas no mundo real anunciam que o lobo-terrível está de volta da extinção, os fãs de Game of Thrones devem ter revivido boas memórias das aparições desses animais na série - afinal, nada menos do que seis direwolves foram adotados pelos irmãos Stark no começo da história, e os acompanharam fielmente desde então.

Mas você se lembra da participação deles na série? Além de acompanharem a família Stark, os lobos gigantes tinham também a função de proteger seus companheiros. Quando, na primeira temporada, Bran Stark está desacordado após cair de uma torre em Winterfell, é seu lobo, Verão, que impede que um mercenário mate o jovem. Os animais, na série, são adotados pelos Stark ao serem encontrados na neve ainda fiilhotes, e criam uma relação familiar com os personagens.

Vale notar ainda que os lobos gigantes são também o símbolo da Casa Stark, criando um laço histórico e mitológico com a família - e com as terras do norte de Westeros. Por muito tempo, os lobos gigantes foram tratados como lendas urbanas, até que a descoberta da família pelos Stark mudou isso. Fica evidente, portanto, que os lobos de Game of Thrones são verdadeiros guardiões dos Stark, tanto os ajudando tanto em caçadas e missões, quanto os protegendo diante de ameaças.

Ao longo da série, os lobos vão perdendo um pouco de espaço, e alguns são mortos junto aos seus companheiros. Vento Cinzento, o lobo de Robb Stark, por exemplo, é executado junto ao personagem durante o marcante Casamento Vermelho, episódio no qual os Lannister promovem uma chacina durante o casamento de Robb. O Cão Felpudo, de Rickon, é outro que morre ao longo do seriado.

Lady, a cria de Sansa, é sacrificada ainda no começo da série, a pedido da rainha Cersei Lannister, quando o animal fere Joffrey a fim de proteger Sansa. Nymeria, a loba de Arya, foge para viver nas Terras Fluviais com sua própria alcateia. No fim das contas, o único lobo que permanece é o Fantasma, de Jon Snow, que o acompanha rumo ao exílio ao fim da trama.

Nos livros, ainda é possível que o Fantasma tenha um destino diferente da série, já que George R. R. Martin não encerrou a saga literária. “Eu tenho que voltar. Eu tenho que terminar os livros. Essa é a única coisa que eu tenho controle total. Não há limitações de orçamento... nenhum executivo [de estúdio] que eu tenha que agradar... E, eu acho que o que estou escrevendo está indo muito bem, mas eu queria que viesse mais rápido”. disse Martin sobre o sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, saga que originou a série Game of Thrones, em entrevista durante o lançamento de In the Lost Lands, adaptação dirigida por Paul W.S. Anderson.

Game of Thrones exibiu oito temporadas, entre 2011 e 2019. Todos os episódios, assim como o spin-off A Casa do Dragão, estão disponíveis para streaming pela Max.