Euphoria (HBO/Divulgação)

Séries e TV

Artigo

Euphoria | Personagens confrontam a si mesmos no penúltimo episódio do 2º ano

Peça da Lexi escancara tabus e segredos dos colegas antes do final da temporada

21.02.2022, às 15H33.

[CUIDADO!! O texto a seguir contém spoilers do segundo ano da série Euphoria]

Após dois episódios extremamente dramáticos, Euphoria retornou com um pouco de humor na aguardada peça de Lexi Howard (Maude Apatow), que contou a história dos protagonistas a partir da visão dela, apenas alterando seus nomes para outros bem semelhantes. A apresentação passou pela infância de Lexi ao lado da irmã Cassie (Sydney Sweeney), a amizade dela com Rue (Zendaya) e os dias de colegial ao lado do restante dos amigos — que estavam todos presentes na plateia. O roteiro, porém, fugiu da nostalgia e focou nos temas polêmicos que circundam cada personagem, inclusive a própria Lexi. A personagem não poupou auto-críticas e aproveitou a peça para falar sobre o modo com que lidou com o vício da Rue em drogas e com questões do próprio corpo na adolescência.

Quando o assunto foi os colegas, Lexi também não se segurou e expôs o relacionamento da irmã com Nate Jacobs (Jacob Eloird), e também a traição deles com Maddy (Alexa Damie), que ganhou muito destaque quando a peça contou a história de amizade entre ela e Cassie. Mas foi com Nate que tivemos as críticas mais duras, especialmente as envolvendo sua sexualidade. Por causa disso, ele terminou com Cassie e a deixou furiosa com a irmã. Da plateia, as caras em geral não eram boas durante a maior parte da peça, o que pode indicar que a história não acabou por ali e que os personagens vão cobrar explicações de Lexi no episódio final.

Fora das paredes do auditório, Fezco (Angus Cloud) e Cinzeiro (Javon Walton) podem estar correndo uma grande risco. Uma visita inesperada com intensões obscuras tem tudo para causar uma enorme estrago na casa do traficante — que está prestes a iniciar um romance extremamente fofo com Lexi. Muitos fãs especularam a morte do personagem no final da temporada. Ainda não está claro o que realmente acontecerá com Fez, mas é difícil acreditar que Sam Levinson descartaria o personagem logo após desenhar um caminho tão incrível para ele nesse segundo ano.

Desde dua estreia, Euphoria vem surpreendendo o público a cada episódio. Misturando temas sensíveis com drama e humor, a série aborda diversos assuntos com uma linguagem jovem e cativante. Com um humor escrachado e uma ótima combinação de roteiro e direção, o episódio realizou um feito que muitas séries como Cara Gente Branca tentaram, mas não conseguiram: incluir uma peça de teatro sem colocar em risco sua própria história. Resgatando os principais problemas que definem seus personagens, o penúltimo episódio da segunda temporada prepara o terreno para o vindouro session finale dramático e chocante que promete fazer jus ao que a série veio preparando até aqui.