A Colossal Biosciences anunciou nesta segunda-feira (07) que teria realizado a primeira desextinção de uma espécie: o lobo-terrível, ou dire wolf, em inglês. Essa espécie de lobo também é citada em Game of Thrones, como o símbolo da família Stark, e os lobos recebidos pelos filhos de Ned Stark.
A empresa, focada em trazer de volta animais extintos, teria conseguido reiniciar a espécie com o nascimento de três filhotes com uso de DNA antigo extraído de resto fossilizado. Batizados de Rômulo e Remo, a primeira dupla nasceu em 1º de outubro de 2024, já Khaleesi, o terceiro filhote, nasceu em 31 de janeiro de 2025.
- Game of Thrones | Filme é confirmado pela HBO com George R.R. Martin envolvido
- Nas Terras Perdidas | Novo filme de Paul W.S. Anderson ganha pôster
- Game of Thrones | George R.R. Martin fala sobre livros: "Tenho que terminar"

Os lobos terríveis, de Game of Thrones, voltaram da extinção (Divulgação)
Os lobos-terríveis eram visualmente semelhantes aos lobos cinzentos e aos chacais, apesar de terem uma linha genérica diferente. A espécie, natural da América do Norte, tem o registro mais antigo de existência há 250 mil anos. "Este momento marca não apenas um marco para nós como empresa, mas também um salto para a ciência, a conservação e a humanidade", afirmou a empresa no X (antigo Twitter).
Segundo a Colossal, eles teriam utilizado edições genéticas derivadas de um genoma completo de lobo-terrível. A empresa teria reconstruído o genoma a partir de um DNA antigo encontrado em fósseis que datam de 11,5 mil e 72 mil anos. Após o sucesso do nascimento, a empresa acompanhou o desenvolvimento dos novos integrantes da espécie.
Atualmente, os lobos mais velhos estão com cinco meses e vivem em um centro de preservação da vida selvagem nos Estados Unidos. A empresa pretende se tornar a primeira empresa a utilizar a tecnologia Crispr para trazer de volta à vida espécies já extintas.
O Crispr é uma espécie de "tesoura genética", que permite à ciência mudar parte do código genético de uma célula. Com essa "tesoura", é possível, por exemplo, "cortar" uma parte específica do DNA, fazendo com que a célula produza ou não determinadas proteínas.
Game of Thrones exibiu oito temporadas, entre 2011 e 2019. Todos os episódios, assim como o spin-off A Casa do Dragão, estão disponíveis para streaming pela Max.