Ilva Niño, atriz veterana da TV e conhecida por papéis em novelas como Cheias de Charme e Roque Santeiro, morreu nesta quarta-feira (12), aos 90 anos. Ela estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde 13 de maio, quando passou por uma cirurgia cardíaca.
A informação foi confirmada pela equipe de comunicação do hospital. Segundo o comunicado, Ilva morreu "em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos."
Nascida em Pernambuco, em 1933, Ilva começou a estudar teatro ainda na escola e começou a carreira no Movimento de Cultura Popular, no início dos anos 1960. Entre os seus primeiros trabalhos está a apresentação da peça O Auto da Compadecida, que rendeu o prêmio de melhor autor a Ariano Suassuna.
Na TV, ela atuou nas primeiras versões de Gabriela e Pecado Capital, sucessos dos anos 1970. Na década de 1980, ela integrou o elenco de Roque Santeiro, sucesso absoluto da Globo e considerada uma das melhores novelas da TV brasileira. Ela interpretava Mina, a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina (Regina Duarte).
No principal horário da emissora carioca, Ilva esteve em O Rei do Gado, Porto dos Milagres, Terra Nostra e Senhora do Destino. Em 2012, ela também fez parte do elenco de Cheias de Charme, novela das sete que também fez grande sucesso.
O último trabalho de Ilva Niño na TV foi na série Rua do Sobe e Desce, Número que Desaparece, de 2020, exibida no Canal Brasil.