No último dia 25 de setembro, na programação da HBO norte-americana, o Last Week Tonight exibiu um episódio em que o apresentador John Oliver destrincha as eleições presidenciais brasileiras e os quatro anos de governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. Embora o programa seja exibido normalmente pela HBO e pela HBO Max no Brasil, até o momento da publicação, 11 dias depois da exibição americana, o episódio em questão não foi transmitido pela emissora ou incluído no catálogo da plataforma de streaming.
Procurada pelo Omelete, a Warner Bros. Discovery, empresa-mãe da HBO e da HBO Max, confirmou a decisão de atrasar a chegada do capítulo ao Brasil, dando a entender ainda que ele só vai ao ar após a realização do segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Confira o comunicado completo:
“A Warner Bros. Discovery informa que optou por atrasar a inclusão na plataforma do 23º episódio de Last Week Tonight with John Oliver, em que Jair Bolsonaro é mencionado, e que foi exibido nos Estados Unidos no domingo (25/9), uma vez que não há episódios atuais e similares sobre os demais candidatos. Desta forma, mantemos isonomia e evitamos parcialidade até o final do período eleitoral”.
No entanto, a equipe de reportagem do site apurou que a Warner Bros. Discovery, a HBO e a HBO Max não estão sob nenhuma obrigação legal de barrar a exibição do episódio no Brasil. O advogado Anderson do Patrocínio, que também é mestrando em Comunicação, Política e Tecnologia pela UFABC (Universidade Federal do ABC), esclareceu que não haveria quebra da legislação eleitoral caso o capítulo do Last Week Tonight tivesse sido veiculado.
“Ele não é um episódio de propaganda e nem de promoção de um candidato. É um episódio de análise política, ou seja: o que está acontecendo ali é uma deliberação das pessoas que estão dentro de um contexto de informação das massas, então é uma proposta que envolve comunicação e o direito à informação”, comentou. “Não existiria descumprimento nenhum da legislação, até mesmo porque a gente vê com frequência que, durante o processo eleitoral, existe uma cobertura [midiática] em tempo real, de tal maneira que existe um interesse da população”.
Patrocínio ainda caracteriza a escolha de não exibir o episódio como política. “A gente precisa analisar a justificativa deles, quando eles dizem que não quiseram interferir no processo eleitoral. Mas você deixar de publicar uma análise também é uma interferência, a partir do momento em que esse deixar de publicar é uma escolha deliberada. É contraditório, não é uma situação que se justifique”, disse.
Apesar da ausência do episódio do Last Week Tonight na programação linear da HBO e no streaming, a análise humorística de John Oliver pode ser assistida na íntegra pelo YouTube. Confira abaixo.
No ar desde 2014, o Last Week Tonight analisa em profundidade as principais questões políticas e sociais dos EUA e do mundo. Em 2018, durante as eleições presidenciais brasileiras, o programa já havia feito um segmento dedicado a Bolsonaro, tampouco disponível na HBO Max nacional, que só carrega as duas últimas temporadas da série.
Durante sua trajetória, o programa de John Oliver ganhou 26 estatuetas do Emmy, além de numerosos outros prêmios, como o Peabody, o TCA Awards e o Critics Choice Awards.