Mad Men finalmente foi renovado para uma quinta temporada, apesar das tensas negociações do criador da série, Matthew Weiner, com a Lionsgate e a rede AMC. A má notícia é que Don Draper e Cia. só retornam em 2012, provavelmente em janeiro ou fevereiro.
mad men
Ontem à noite, o Deadline noticiou que as partes não conseguiam chegar a um acordo. Weiner receberia US$ 30 milhões por mais dois anos - ele já disse em outra oportunidade que Mad Men teria um total de seis temporadas -, o que o tornaria o produtor de série mais bem pago da TV por assinatura dos EUA, mas não queria ceder em três pontos.
Esses três pontos, propostos pela AMC e pela Lionsgate, visam reduzir custos e aumentar a renda: integrar product placement à série (expor em cena produtos pagos), cortar dois minutos por episódio para permitir mais intervalos e eliminar ou reduzir em dois o número de integrantes do elenco fixo.
Até ontem, Weiner não parecia disposto a ceder. No anúncio oficial, a AMC diz que a produção da temporada começará tardiamente por causa de "negociações em andamento". Ou seja, a temporada está marcada para 2012, a AMC autorizou a produção, mas a disputa nos bastidores continua.
[Atualizado em 31/3] A Lionsgate e a AMC soltaram um comunicado completo, anunciado o trato com Weiner. Mad Men tem mais duas temporadas garantidas, a quinta e a sexta, e Weiner está fechando um acordo de longo prazo com a Lionsgate, o que pode, no futuro, significar uma eventual sétima temporada.
Em uma entrevista na terça, o produtor disse que o canal pedira para ele eliminar seis personagens pelo próximos três anos, dois por ano. Isso significa que os envolvidos consideram seriamente estender Mad Men por sete temporadas.
"Quero agradecer a todos os nossos maravilhosos fãs pelo apoio. Também quero agradecer a AMC e a Lionsgate por concordar em apoiar a minha liberdade artística, o elenco e a equipe, para que a gente possa continuar fazendo a série exatamente como fazemos desde o início", diz Weiner no comunicado. Ou seja, na disputa de bastidores ele sinaliza que saiu ganhando em defesa da integridade da série e do elenco. [Atualizado]
[Atualizado 2] Ao Deadline, Weiner falou com todas as letras: "Estas serão as três últimas temporadas de Mad Men. Terei um ano passar pensar em cada uma, sem interrupções. E o elenco está seguro em relação a questões financeiras. Se houver algum corte será por questões criativas". A estreia da quinta temporada não deve acontecer antes de março de 2012, informa o produtor. Weiner queria voltar já este ano, mas a AMC diz que tem suas outras séries para acomodar na sua grade. [Atualizado]