Mary & George chegou ao catálogo do Globoplay causando frisson com sua história de um jovem lorde (Nicholas Galitzine) que é treinado pela mãe interesseira (Julianne Moore) para se tornar o cortesão do rei britânico James I (Tony Curran). Mas, se você já devorou os sete episódios da minissérie e está querendo mais, o Omelete pode te ajudar.
Localizado no início do século XVII, o reinado de James I ocorreu durante um período conturbado da monarquia britânica, cheio de reviravoltas, traições e - se você confiar em Hollywood - muito sexo. A seguir, confira sete ótimas produções ambientadas mais ou menos na mesma época, e qual é sua relação com Mary & George.
A Outra
Onde ver: Disponível para streaming na Max.
O reino que antecede o do Rei James I é o de Elizabeth I (a rainha virgem), e seus pais eram Henrique VIII (Eric Bana) e Ana Bolena (Natalie Portman), que são o objeto deste filme, retratando a vida infame monarca, que teve 8 esposas - incluindo Ana, decapitada a mando de seu marido. Elizabeth I foi a última monarca da linhagem Tudor, uma treta que vamos entender melhor logo abaixo.
Wolf Hall
Onde ver: Disponível somente em mídia física.
Como esperado de um rei que teve oito esposas, matou uma delas diretamente e ainda fundou uma nova religião (é sério!) só para poder se divorciar, Henrique VIII é muito requisitado em Hollywood. Em Wolf Hall, ele é interpretado por Damian Lewis (pré-Billions), e Ana Bolena é Claire Foy (pré-The Crown), mas o protagonista mesmo é o conselheiro Thomas Cromwell (Mark Rylance, pré-Oscar por Ponte dos Espiões), grande arquiteto político do reinado de Henrique.
The Tudors
Onde ver: Disponível somente em mídia física.
Esta não seria uma lista completa sem a série que transformou Henrique VIII em sex symbol dos millennials - ao escalar Jonathan Rhys Meyers no papel, embora ele não tenha nada a ver com o monarca da vida real. Com muito sexo e produção de pompa bem à la fase inicial da prestige TV - ela ficou no ar entre 2007 e 2010 - The Tudors é um relato mais completo (mas também mais exagerado) dos 40 anos de reinado de Henrique.
Elizabeth & Elizabeth: A Era de Ouro
Onde ver: Elizabeth disponível para streaming no Telecine; A Era de Ouro disponível para aluguel e compra no Apple TV+ e Prime Video.
Estrelados por Cate Blanchett, os filmes de 1998 e 2007 ainda são os mais suntuosos e mais completos relatos cinematográficos do reinado de Elizabeth I - que assumiu o trono após a disputa longa e sangrenta que se seguiu à morte do pai Henrique VIII, e governou por mais de 50 anos em uma das épocas mais estáveis da história do Reino Unido. Até ela seria questionada um dia, no entanto…
Duas Rainhas
Onde ver: Disponível para aluguel e compra no Prime Video e no Apple TV+.
O filme conta a história da mãe de James I, Mary Queen of Scots (Saoirse Ronan), e como o futuro monarca, mesmo não sendo filho da rainha vigente, ascendeu ao trono como um rei escocês, se tornando uma figura histórica emblemática. Para os fofoqueiros de plantão, Duas Rainhas também aborda um suposto caso que o pai de James I, Lorde Darnley (Jack Lowden), teria tido com o assistente da rainha David Rizzio (Ismael Cruz Cordova).
Reign
Onde ver: Disponível para streaming no Globoplay.
Olha, é o seguinte: você não pode nos culpar por curtir uma série teen de vez em quando. Produzida pela eterna CW entre 2013 e 2017, Reign também acompanha Mary Queen of Scots (vivida aqui por Adelaide Kane) um pouco antes de Duas Rainhas, quando se casou com o rei francês Francis (Toby Regbo) e teve que enfrentar a terrível Catherine de Medici (a excelente Megan Follows) para seguir seu próprio caminho para o trono.
Outlander
Onde ver: Disponível para streaming no Disney+ e Netflix.
Apesar de não focar na vida da monarquia, as duas primeiras temporadas da série acompanham os jacobistas - um movimento político dos séculos XVII e XVIII que buscava retornar a linhagem real Stuart ao trono da Inglaterra e da Escócia . O que isso tem a ver com Mary & George? James I é um rei escocês, da linhagem Stuart, e portanto tem ligação direta com a trama.