Prime Video/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Nível Secreto, do Prime Video, é antologia focada em gamers — e quase só eles

Série do Prime Video estreia em 10 de dezembro e adaptará um jogo diferente por episódio

05.12.2024, às 12H00.

Se os trailers já não tinham deixado claro, basta assistir a um episódio de Nível Secreto para entender que a série do Prime Video é feita, acima de tudo, para quem joga videogame.

Mas, nesse eterno desafio de adaptar os videogames e suas qualidades únicas para uma mídia não-interativa, Nível Secreto é um exercício de criatividade. A antologia comandada por Tim Miller, de Love, Death & Robots, viaja por diferentes universos e testa abordagens muito distintas para retratar, em episódios de oito a dezesseis minutos, jogos muito diferentes entre si.

Essa, pelo menos, é a impressão deixada ao assistir oito dos 14 episódios da antologia de animação em CG, cedidos pelo Prime Video ao Omelete e The Enemy. Alguns dos capítulos focados em games mais conhecidos, como Mega Man e os jogos do PlayStation, ficaram de fora dessa leva, que contava com os episódios de Pac-Man, Warhammer 40.000, SIFU, Exodus, The Outer Worlds, Unreal Tournament, Dungeons & Dragons e Concord.

Cada episódio é dedicado a um jogo específico, o que faz as abordagens de cada capítulo serem diferentes, mas sempre com a ideia de ser um mergulho em cada um destes jogos.

Isso dá à produção uma flexibilidade para fazer do episódio baseado no RPG espacial The Outer Worlds um relato de sua distopia ultracapitalista, ou SIFU exibir, em apenas oito minutos, o que é sua jornada única de vingança em artes marciais e um toque de mágica.

Mas onde a produção brilha mais é justamente nos episódios baseados em jogos multiplayer, no qual a história e a ambientação não são os principais chamarizes. É o caso do capítulo de Unreal Tournament, que faz uma versão cyberpunk da trama clássica de combates e espetáculos circenses de arena, ou o já polêmico episódio de Pac-Man, que é tranquilamente um dos grandes destaques dessa leva — veja por conta própria e, se puder, sem saber nada.

A única coisa que dá um mínimo de coesão à produção é o estilo de animação, que transita entre o cartunesco de texturas realistas e estilizações em cel-shading com largas doses de violência.

Nesta antologia, Miller não esconde quem é seu público-alvo principal, mas cada episódio consegue dar pelo menos um vislumbre de como são esses universos. Mas, ao partir desse ponto de vista de quem já está inserido no universo, os episódios conseguem ir além da ideia de serem trailers glorificados. Mas dificilmente farão algum tipo de sentido para quem já não conhece minimamente os títulos em questão de cada capítulo.

A primeira parte de Nível Secreto estreia em 10 de dezembro no Prime Video, e a segunda uma semana depois, no dia 17.