O cancelamento de duas novelas, All My Children e One Life to Live, exibidas pela rede ABC, levou os fãs a apelarem para os canais a cabo pelo salvamento de seus programas favoritos.
Oprah
Uma parte dos pedidos foi enviada a OWN, a nova emissora criada por Oprah Winfrey, que resolveu responder pessoalmente aos fãs. Em um vídeo divulgado na Internet, Winfrey reconhece a importância das novelas e se declara também fã delas. Entretanto, a mulher considerada a mais poderosa da mídia nos Estados Unidos deixa claro que o show business é, no final, business. Em uma longa declaração, Oprah diz que as novelas fizeram história na TV porque tiveram o apoio da audiência. Ela lembra que os índices de audiência caíram, pois não há gente suficiente em casa durante o dia. Winfrey termina sua declaração dizendo que não tem como assumir a responsabilidade de reviver uma instituição que já viveu seu tempo.
O que seria, entretanto, apenas mais um capítulo entre estúdios e fãs de um programa cancelado está se desdobrando em uma discussão maior. Além dos pedidos enviados a Oprah e outras emissoras, os fãs das novelas anunciaram boicotes contra a ABC e seus anunciantes. Isto deu início a acusações de que o público das novelas é composto de aposentados e preguiçosos que passam a tarde na frente da TV, ou seja, gente economicamente pouco importante. Em resposta, os fãs criticaram a aferição da audiência somente na faixa entre 18-49 anos e pretendem mostrar não só que são ativos como também sua importância para a ABC e outras emissoras. Já está em andamento o boicote contra o programa Dancing With the Stars, um dos líderes de audiência da ABC e um protesto diante dos estúdios da Disney e ABC está marcado para a próxima terça, 26.