Desde o começo de sua quinta temporada, Outlander indica uma batalha entre os ingleses e os Reguladores. Em “The Ballad of Roger Mac”, a temporada chega ao seu clímax e, além de um bom confronto, mostra a partida de nomes importantes.
- Visitamos o set: o caminho de Jamie e Claire até a quinta temporada
- Visitamos o set: a clínica de Claire e o desafio de ser médica no passado
- Visitamos o set: como o streaming ajudou no sucesso de Outlander
[Spoilers de “The Ballad of Roger Mac” abaixo]
O primeiro foco do episódio não poderia ser outro se não a disputa entre os ingleses e os Reguladores. Como tem acontecido desde o começo da temporada, Jamie (Sam Heughan) tenta evitar um derramamento de sangue maior, especialmente para tentar proteger seu padrinho Murtagh (Duncan Lacroix). Mas as idas e vindas do possível conflito já estavam se tornando repetitivas e a série precisou chegar às vias de fato.
Ainda que seja redundante, sempre vale a pena ressaltar a qualidade técnica de Outlander. Além dos figurinos e da ambientação, a fotografia em gravações externas e cenas de batalha é algo que merece destaque. A série acerta ao não florear e tornar a luta mais épica do que realmente foi. O ataque dos ingleses é em um terreno acidentado, os Reguladores fogem para preparar uma mal-sucedida emboscada e tudo isso é feito com a sensação de crueza que precisa ter.
E é no meio deste conflito que Jamie perde Murtagh, personagem que morre ainda no começo da história nos livros, mas que se tornou muito querido no seriado. Seguindo essa linha dita acima, a morte de Murtagh não é derrotando vários “casacos vermelhos”, nem se jogando na frente de alguém heroicamente. Ele leva um tiro simples, disparado por um garoto que pensou estar ajudando o “Coronel Fraser”. O que se segue a partir daí é o melhor momento de Heughan na série. Além da revolta contra os ingleses, a dor em perder alguém que o acompanhou durante toda a vida é palpável. Jamie grita, se revolta e chora como uma criança, em uma sequência forte que mostra todo o talento de Heughan no papel.
O segundo ponto do episódio é a possível partida de Roger (Richard Rankin). O marido de Brianna (Sophie Skelton) entrega uma mensagem de última hora para Murtagh, ainda antes da batalha, mas erra quando reencontra a jovem Morag Mackenzie (Elysia Welch), que ele conheceu no navio de Bonnet (Ed Speleers). O encontro seria inocente se não fosse por dois fatores: primeiro, Roger é incrivelmente azarado e, segundo, ainda não entendeu em qual realidade está vivendo. Um abraço que é inocente aos seus olhos, soa como uma afronta pelo marido de Morag, ninguém menos do que William Buccleigh MacKenzie, o filho de Geillis e Dougal MacKenzie (parente distante de Roger) interpretado pelo próprio Graham McTavish, que fez o papel de Dougal nas primeiras temporadas.
Roger é preso e a batalha se segue com Brianna angustiada por sua demora e nenhuma cena que revele onde ele está. O episódio termina com alguém usando as mesmas roupas de Roger enforcado em uma árvore e o olhar desesperado de Bree. Outlander quis indicar que Roger foi morto ali, mas há algumas dúvidas sobre isso. Apesar de fazer suas batalhas com muito pé no chão, a série dificilmente mataria um personagem tão importante fora dos olhos do público. Encerrar as cenas de Roger no meio do episódio para encontrá-lo já morto depois seria muito extremo.
Nas redes sociais, fãs já teorizam que quem morreu foi o próprio William Buccleigh MacKenzie, que teria roubado as roupas de Roger e morrido em seu lugar. Apesar disso, o teaser do próximo episódio mostra que Brianna sente falta do marido, indicando que algo aconteceu, só não sabemos exatamente o quê. Mas o olhar mais indignado do que triste de Brianna indica que o destino de Roger não foi a morte, mas nem por isso deixou de ser cruel.
Para quem leu os livros de Diana Gabaldon, há um indicativo do que aconteceu, aumentado ainda mais pelo nome do próximo capítulo. No entanto, seja qual for o destino de Roger, sua história mudou para sempre a partir daqui e é impossível não pensar na ironia de isso ter acontecido exatamente pelas mãos de um antepassado distante.
“The Ballad of Roger Mac” é o melhor episódio desta temporada de Outlander, entregando tudo o que os fãs da série gostam: alegria e superação com uma pitada amarga de tristeza. Com a disputa entre Jamie e Murtagh finalmente encerrada, agora é esperar que Ed Speleers finalmente dê as caras como o vilão ainda maior que promete ser.
- Primeiras impressões: Outlander volta ao passado e se prepara para guerra
- Outlander se aprofunda em tramas políticas e cita regras sobre viagem no tempo
- Outlander pausa história principal para mostrar trama densa com pitada de terror
- Outlander volta às suas origens ao falar sobre história de amor
- Outlander tem episódio intrigante que pode ter várias pistas para o futuro
- Outlander entrega episódio confuso que descaracteriza protagonistas
A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.