Park Gyu-young é uma das estrelas mais interessantes do universo dos k-dramas, as séries sul-coreanas que ganharam público internacional nos últimos anos. Em entrevista exclusiva ao Omelete, sua primeira à imprensa brasileira, a estrela de Tudo Bem Não Ser Normal, O Juiz do Diabo, Sweet Home e da nova Um Bom Dia Para Ser um Cachorro disse que o sucesso global das produções de seu país só tem um segredo: criatividade.
“Fãs ao redor do mundo parecem entender e gostar da sensibilidade particular dos k-dramas, além de suas histórias bastante originais e criativas”, refletiu ela. “Me sinto muito grata por saber que as pessoas fora da Coreia também curtem séries como Um Bom Dia Para Ser um Cachorro, e conseguem se identificar com tramas como as de Hae Na.”
E bota criatividade nisso: em sua nova série, Park interpreta uma professora de literatura amaldiçoada a se transformar em um cachorro todas as noites caso beije algum homem. A única forma de reverter a maldição é se o mesmo homem lhe der um outro beijo… enquanto ela está em forma canina. As coisas só pioram quando a moça fica bêbada e beija (por engano!) um colega de trabalho interpretado por Cha Eun-woo, membro do grupo de k-pop ASTRO, que tem absoluto pavor de cachorros.
Park admite que a trama “traz muitos elementos de fantasia, que são difíceis de imaginar na vida real”, mas aposta que os fãs encontrarão formas de se relacionar com sua personagem: “Ao mesmo tempo, ela expressa preocupações, tristezas e alegrias genuínas, que podem ajudar o público a se identificar com a história dela. Quando estava interpretando Hae Na, tentei entender e simpatizar sinceramente com as situações que ela passa.”
Um bom parceiro de cena sempre ajuda, e a experiência de Eun-woo com o alcance internacional da cultura sul-coreana foi um recurso importante no set de Um Bom Dia Para Ser um Cachorro. Entertainer consumado no mundo da música com o ASTRO, ele também tem feito sucesso na TV, em k-dramas como Gangnam Beauty e Beleza Verdadeira.
“Cha Eun-woo sempre foi muito atencioso e confiável no set”, elogia Park. “Ele tem um senso de responsabilidade muito grande com seus fãs ao redor do mundo, e sabia que eles ficariam ansiosos para assistir ao drama. Me diverti muito trabalhando com ele, e sou grata por tudo que ele me ensinou.”
Park Gyu-young em cena de Um Bom Dia Para Ser um Cachorro (Rakuten Viki)
Um Bom Dia Para Ser um Cachorro é a comédia mais escancarada do currículo da atriz até hoje, após passagens bem-sucedidas por terror, drama e romance - mas isso não significa que ela já explorou tudo o que queria explorar. Atualmente em produção na 2ª temporada do fenômeno global Round 6, Park Gyu-young promete continuar exercitando um ecletismo que desafia as escolhas limitantes que muitas mulheres enfrentam no mundo do entretenimento.
“Romper com uma personagem pela qual eu me apaixonei, e absorver uma personagem nova, é sempre difícil - mas eu tenho um pequeno ritual que me ajuda com essa variação”, conta ela. “O tempo que passo com cada personagem é ao mesmo tempo breve demais e muito longo, e dá trabalho para me separar dele quando as filmagens terminam. Então é muito necessário, para mim, ter um período de respiro entre trabalhos, até porque sempre quero explorar novos gêneros e mostrar vários lados de mim para os espectadores.”
Os dez primeiros episódios de Um Bom Dia Para Ser um Cachorro estão disponíveis para streaming pelo Rakuten Viki. Novos capítulos chegam à plataforma semanalmente, sempre às quartas-feiras.