Séries e TV

Artigo

Seinfeld | 15 curiosidades no aniversário de 15 anos do fim da série

Botões, A Lista de Schindler e muito respeito das outras emissoras

14.05.2013, às 18H48.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H58

Em 14 de maio de 1998, a NBC exibiu "The Finale", o episódio final de uma das mais celebradas comédias dos últimos tempos: Seinfeld. Para relembrar a série, reunimos 15 curiosidades que você (provavelmente) não sabia:

1. O roteiro original de Seinfeld era chamado Stand Up. Com 90 minutos de duração, ele seria um documentário falso sobre como um comediante de stand-up escreve suas piadas baseadas do dia-a-dia e seria exibido no lugar de Saturday Night Live por uma noite. A NBC gostou tanto do roteiro que decidiu transformá-lo em um piloto.

2. Jerry (Jerry Seinfeld) é o único personagem que aparece em todos os episódios da série. Elaine (Julia Louis-Dreyfus) não está em "The Seinfeld Chronicles e "The Trip", Kramer (Michael Richards) não está em "The Chinese Restaurant" e "The Pen" e George (Jason Alexander) não está em "The Pen".

3. A primeira conversa do primeiro episódio de Seinfeld aconteceu entre George e Jerry e teve como assunto um botão. No último episódio, a última conversa da série também é entre George e Jerry, sobre o mesmo botão.

4. Jerry Seinfeld recusou uma oferta da NBC, que pagaria ao comediante US$110 milhões para mais uma temporada de Seinfeld. Ele decidiu encerrar o programa inspirado nos Beatles, que se separaram depois de nove anos.

5. O departamento de figurino sempre deu camisas um número acima do que Michael Richards vestia, com a intenção de fazer com que ele parecesse largado. Suas calças, porém, tinham barras mais curtas. Já para Jason Alexander era o contrário, assim ele ficaria mais gorducho e fora de moda.

6. Dos quatro personagens principais, somente Kramer não tem "monólogos internos". Em outras palavras, nunca ouvimos seus pensamentos como ouvimos os de Jerry, Elaine e George.

7. Conforme Kramer foi ficando mais popular, sua entrada em uma cena deixava o público tão entusiasmado que os aplausos atrapalhavam o restante dos atores. Consequentemente, os diretores pediram que a audiência não o aplaudisse tanto assim.

8. Steven Spielberg disse uma vez que, enquanto gravava A Lista de Schindler, ficou tão deprimido que tinha que assistir a episódios de Seinfeld para se animar.

9. O título de todos os episódios começa com "The...", acompanhado de alguma coisa vista no episódio. Isso se deu pelo fato de que Jerry Seinfeld não queria que os roteiristas perdessem tempo pensando em títulos engraçadinhos.

10. O personagem Cosmo Kramer foi baseado em Kenny Kramer, um homem que trabalhava com Larry David, cocriador da série. Para lucrar com o sucesso da atração, Kenny Kramer criou o "Tour Real do Kramer", um tour oficial de Nova York que visita locais vistos nas gravações do programa. Copiando os acontecimentos da vida real, Cosmo Kramer cria o "Tour Real do Peterman" quando J. Peterman publica o livro de memórias de Cosmo Kramer como se fosse seu na oitava temporada.

11. Na noite anterior à exibição do final de Seinfeld foi transmitido um episódio de Dharma e Greg em que o casal tenta fazer sexo em público. Segundo os protagonistas da série, esse atentado ao pudor ficaria muito mais fácil de acontecer na noite seguinte, pois todo mundo estaria em casa vendo o final de Seinfeld, deixando as ruas desertas.

12. Jason Alexander originalmente se inspirou em Woody Allen para montar o personagem de George - por isso ele usa óculos. Quando ele descobriu que George foi baseado em Larry David, ele começou a usar trejeitos do roteirista no personagem.

13. Kramer aluga o apartamento em que mora de Paul Buchman (personagem de Paul Reiser em Mad About You).

14. Jerry diz o clássico bordão "Hello, Newman" apenas 15 vezes ao longo de toda a série.

15. Quando o episódio final de Seinfeld foi originalmente ao ar, o canal estadunidense TV Land decidiu que não exibiria nada no horário do programa. Eles, então, substituiram a programação com uma foto de uma porta de escritório fechada. A MTV também mudou sua programação, exibindo animações originais criadas especialmente para ter a mesma duração dos comerciais de Seinfeld. Assim o público poderia assistir aos dois canais e não ter que se preocupar em perder nada.