Omelete

Séries e TV

Artigo

The Last Kingdom: Seven Kings Must Die tem desafios narrativos pela frente

Filme que encerra a trajetória de Uhtred foi anunciado como independente, mas também é uma continuação. O que podemos esperar diante disso?

13.04.2023, às 09H42.

Quando a quinta temporada de The Last Kingdom se encerrou em 2022, os leitores da saga do escritor Bernard Cornwell já sabiam que aquele não era exatamente o fim. As Crônicas Saxônicas foram acompanhadas pela série até o volume 10 (The Flame Bearer), mas ainda havia outros três livros a serem cobertos quando ficou estabelecido que a temporada 5 da produção da Netflix seria a última. Para os fãs a ideia de ter mais conteúdo sobre a série era animadora. Mas, ao mesmo tempo, como condensar os três livros finais (War of the Wolf, Sword of Kings e War Lord) em um único longa metragem?

Apesar dos três livros finais terem ficado de fora do desenvolvimento direto da série, as tramas foram corretamente encerradas e basicamente tudo se resolveu a contento da audiência. Durante as duas últimas temporadas, Brida (Emily Cox) foi uma antagonista que segurou os conflitos da série com segurança. A morte dela e de Osferth (Ewan Mitchell) representou grande parte desse encerramento de ciclos que o final do quinto ano propôs. Uhtred (Alexander Dreymon) cumpriu seu destino ao lado de sua prole e de Bebbanburg. É inevitável, então, que nos perguntemos o que poderia ter restado para abordar nesse novo enredo.

É aí que entra o auxílio dos aspectos históricos que cercam a série desde sua criação. Não podemos esquecer que a história de Uhtred tem um pano de fundo traçado dentro da realidade: o personagem vive num período em que o território do que é hoje o Reino Unido ainda estava em formação, com aquela velha dinâmica de guerras e invasões responsáveis pela demarcação desses territórios. Contudo, Uhtred não existiu conforme a visão de Cornwell, que tomou várias liberdades criativas na hora de estabelecer quem seria – e como seria – o dono dessa história.

Os Sete Reis

Talvez a parte mais importante desse enredo seja estabelecer quem são e por que devem morrer os tais reis (isso se houver uma resposta). Já ficou estabelecido que o filme abordará a Batalha de Brunanburh, o conflito territorial que impediu o Reino Unido de sucumbir às invasões dos vikings. Ela aconteceu no processo de resguardo dos planos de resistência do Rei Aethelstan, que viu alguns dos outros reis envolvidos no conflito, caírem por terra ao fim da luta. 

Até aquele ponto, a Grã-Bretanha era dividida e governada por celtas, earls, vikings e pelos próprios ingleses. Dentro da série, Uhtred termina a quinta temporada decidindo não se unir nem aos escoceses e nem aos ingleses, preferindo manter a independência. Isso acaba encorajando o Rei Edward (Timothy Innes) a lutar pelo sonho antigo de seu pai, que é o de unificar a Inglaterra. Será provavelmente a partir desses pontos que a trama do filme chegará à Batalha. 

O título Seven Kings Must Die provavelmente se refere ao número de reis perdidos no conflito, que ficou conhecido por dizimar homens coroados em embates sangrentos. Considerando esse recorte histórico, Uhtred e Edward devem dominar a narrativa nesse guia para que as motivações de cada polo dessa trama fiquem claras para o espectador. Os leitores dos livros já sabem como esse conflito vai se refletir nas vidas dos personagens principais, que representam, livremente, pontos específicos da parte histórica da produção. Aqueles que conhecerão essa história a partir do filme, podem esperar por uma reprodução grandiosa do que foi essa luta pela unificação inglesa.

O aspecto mais preocupante, no entanto, poucos tendem a apontar. As temporadas tinham vários episódios e cobriam ao menos dois livros de uma vez. Agora, em apenas duas horas, três volumes precisarão de cobertura. Ainda no ano passado, foi anunciado que o longa teria preocupações em tornar a história atrativa para novos espectadores, sinalizando uma ligação discreta com elementos da série. Será que os livros serão meros pontos insignificantes em um roteiro que se guiará por caminhos mais ousados?

Seven Kings Must Die chega até a Netflix no próximo dia 14. Até lá podemos especular quem serão os reis aniquilados, o quanto isso afetará o futuro de Uhtred, o que acontecerá com Edward e como toda essa detalhada e grandiosa saga chegará ao fim.