Uma das séries mais aguardadas do momento finalmente está entre nós. The Last of Us chegou ao HBO Max neste último domingo (15) com o primeiro episódio que rendeu muitas emoções e memes. Com Pedro Pascal e Bella Ramsay como protagonistas, a série surpreendeu os fãs pela fidelidade ao jogo com cenas e visuais, mas mostrou algumas mudanças para se encaixar como uma obra televisiva.
Confira as principais alterações e diferenças da série de The Last of Us em relação ao jogo:
ANO DA HISTÓRIA
HBO Max/Divulgação
No game da Naughty Dog, 26 de setembro de 2013 marca o momento em que a infecção do fungo Cordyceps se espalhou massivamente pelas cidades dos Estados Unidos, dando início ao caos generalizado que quase levou a humanidade à extinção. Na série, o surto acontece em 2003, segundo Neil Druckman, vice-presidente da desenvolvedora e produtor executivo da série, a justificativa seria para "tornar a história mais real", disse ele para o TechRadar.
A narrativa principal acontecerá vinte anos depois, em 2023 - nossa época atual. Por enquanto, o flashback acontece apenas na primeira parte do episódio, mas mais fragmentos do passado podem ser mostrados ao longo da temporada.
ORIGEM DA FAMÍLIA MILLER
Naughty Dog / Reprodução
O game explora minimamente a origem texana de Joel Miller, a filha Sarah e seu irmão Tommy, que moram em Austin, no Texas. Na série, a localização permanece, mas foi adicionada uma descendência latina da família, tanto que a aparência da filha de Joel é bastante diferente em relação ao do game.
Como os atores Pascal e Gabriel Luna (Tommy) são de origem latina, a escolha da atriz Nico Parker como Sarah foi feita para encaixar melhor na narrativa. Parker se mostrou certeira, entregando uma excelente performance como a adolescente.
Em entrevista ao The Enemy, Pedro Pascal conta que tanto ele quanto Gabriel cresceram no Texas e parte da origem latina é apenas um detalhe à parte. "Acho ótimo que não quisermos nos limitar a uma interpretação específica das coisas".
A FACA QUE SARAH ENCONTRA
HBO Max/Reprodução
Um detalhe adicional do programa foi quando Sarah vai para o quarto pegar o relógio quebrado de Joel e mostra por um bom tempo ela segurando a faca dele com desenhos de cavalos na lâmina, item que não aparece no jogo - o que nos sinaliza que esse item pode ser útil mais para frente.
PRESENTE SURPRESA
Naughty Dog / Reprodução
Além de um relógio que Joel ganha de Sarah - item que ele guarda com muito carinho - a filha entrega também um DVD do filme de ação favorito dele. Esse item foi uma adição da série da HBO, mas o curioso é que a capa do DVD é igual a pose de Joel e Ellie no primeiro jogo da franquia, se auto referenciando.
PASSADO DE TOMMY
HBO Max/Divulgação
Mesmo no jogo, pouco se sabe sobre a origem de Tommy antes dos acontecimentos do surto do fungos. Pelo que foi apresentado na introdução do jogo, ele trabalhava com Joel na área de construção.
Na série, o primeiro episódio dá a entender que Tommy seria um veterano de guerra antes de trabalhar com construção, focando em um adesivo de “Operation Desert Storm” no carro - em referência a Guerra do Golfo no começo dos anos 1990 - e um porta-retrato do irmão de Joel com as estampas da bandeira dos Estados Unidos. Isso justificaria suas habilidades com armas e táticas para ter sobrevivido ao pior da epidemia.
RELAÇÃO DE JOEL E TESS
Tess (Anna Torv) e Joel (Pascal) na série. HBO Max / Divulgação
Muitos fãs do game já especularam se a relação entre Joel e Tess seria amorosa ou carnal. Ambos são parceiros de contrabando e sobreviventes do mundo pós-contágio e, aparentemente, moram juntos - o que é uma zona cinzenta se eles se relacionam como forma de "suprir" seus instintos ou se tratam como um casal.
O game sempre quis brincar com essa dubiedade e parece que a série quis deixar mais à mostra e, ao mesmo tempo, manter essa subjetividade.
Quando Joel dorme, Tess (Anna Torv) aparece logo em seguida e ambos dormem juntos abraçados até Joel acordar sozinho, dando a entender que há uma relação carnal entre eles, mas como o protagonista estava sob efeitos de álcool e drogas antes, poderia ser uma ilusão do desejo que ele alimenta pela parceira. Durante a conversa, Tess fala que passou a noite presa na FEDRA por ter sido confundida com um mmebro dos Vagalumes durante um conflito.
Quando Joel percebe que Tess está machucada, é notável que há uma preocupação e carinho por parte dele ao cuidar dos ferimentos dela, apesar de existir um contexto de (sobre)viventes em um mundo hostil, onde demonstrações de carinho são bastante restritas e delicadas.
Teremos que acompanhar os próximos capítulos para entender melhor essa relação ambígua dos personagens.
RELAÇÃO DE JOEL E TOMMY
Pedro Pascal (esquerda) e Gustavo Luna (direita) como Joel e Tommy. HBO Max)
A série da HBO adicionou detalhes e mudanças na história. Quando Joel está em Boston na zona de quarentena, ele busca respostas de seu irmão Tommy que não dá notícias há semanas. No jogo, Joel não tem contato com ele, muito pelo contrário, parece que eles perderam assim que Tommy decidiu entrar para o grupo revolucionário Vagalumes e gerou divergências entre eles.
ESPOROS
HBO Max/Divulgação
Logo no começo do game, Joel e Tess passam por um prédio onde há uma área infestada pelo fungo e, para atravessarem, eles precisam usar máscaras para não serem contaminados pelos esporos que o Cordyceps libera. Na série, esses esporos desaparecem e não carregam a infecção, algo que, segundo o showrunner Craig Mazin, explicou que o motivo da mudança seria para "se basear no máximo de ciência possível”. Outro fator para a mudança seria a pandemia de Covid-19, que fez a população lidar com o vírus e maneiras de se proteger.
"Foi importante para nós reconhecer que o público está mais esperto sobre as pandemias do que há cinco anos. Não queremos fingir que eles não sabem das coisas”; disse Mazin para o Collider. O showrunner ainda disse que, indo na mesma direção, a série mostrará como os infectados estão conectados.
Os novos episódios de The Last of Us estreiam todo domingo às 23 horas na HBO e HBO Max.