O segundo episódio da 2ª temporada de The Last of Us já está entre nós, e que tal entendermos as principais diferenças entre o game e a série da Max? Vem com a gente que te explicamos tudo - e fica o alerta: cuidado com spoilers!
De onde a trama começa no 2º episódio?
O episódio começa com um pesadelo em que Abby revive a morte do pai, que é bem recorrente ao longo do jogo, então ainda é possível que vejamos muitas cenas parecidas ao longo da temporada. Depois temos a discussão entre Abby com o restante de seu grupo sobre como eles vão entrar em Jackson, que no jogo é um pouquinho diferente: só a Abby e o Owen conversam, eles brigam e ela vai sozinha explorar o local.
Outro momento de destaque traz Jesse acordando a Ellie pra ir patrulhar, e aqui tem uma diferença fundamental: na série, Ellie e Jesse saem pra patrulhar juntos. No jogo, Ellie é acompanhada por Dina. Na série, o Joel e a Dina saem juntos pra patrulhar, enquanto no jogo, Joel e o Tommy saem juntos. Essa mudança aconteceu provavelmente para acomodar uma série de cenas inéditas da série que acontecem nesse segundo episódio.
Cenas inéditas e mudanças nos grupos
Uma delas acontece logo em sequência, que é o paradeiro do Tommy nessa história toda: ele está nos portões de Jackson, vendo a tempestade de neve que se aproxima. Além disso, vamos quebrar um pouco a cronologia do episódio para pontuar um elemento importante: os três grupos que conduzem a narrativa. A dupla Ellie e Jesse, que fica presos pela tempestade no bunker do Eugene, onde ele guarda seu cultivo de maconha. No jogo, quem fica preso é a Ellie e a Dina, e essa cena é bem importante porque ali elas conversam sobre o beijo do dia da festa, e depois vemos alguns momentos íntimos do casal.
Já no segundo grupo, composto por Joel e Dina, a maior diferença é a presença da jovem, mas a sequência de eventos é bem parecida. A dupla salva Abby de uma horda de infectados. Abby, então, convence Joel e Dina a se refugiarem na mansão onde os ex-vagalumes estão abrigados.
Por fim, vamos falar de Tommy, que é o protagonista de uma das maiores cenas inéditas dessa segunda temporada: a invasão de infectados em Jackson. No jogo, isso simplesmente não existiu. Já na série, temos uma horda gigantesca derrubando os muros da comunidade, matando muitas pessoas, e temos também Tommy enfrentando um baiacu sozinho. Até mesmo o motivo pelo qual a invasão acontece é inédito da série - lembra na primeira temporada, que a Tess explica que se vc pisar em um fungo, você acorda uma horda inteira? É exatametne o que aconteceu aqui, pois no final do primeiro episódio a gente vê os fungos dentro da tubulação. Quando eles tiram os galhos que estão ali, eles acabam mexendo no fungo.
Chegamos, então, NAQUELA cena
Depois, o público se vê diante da famigerada cena do golfe: o brutal assassinato do Joel nas mãos da Abby. Aqui, a principal diferença é a presença da Dina, no lugar do Tommy, mas não faz tanta diferença, já que a Dina toma um boa noite cinderela e fica apagada. Outra diferença pequena é a ausência de duas figuras do grupo da Abby, o Jordan e o Nick.
Outra diferença fundamental está no discurso da Abby pra Joel, já que a Abby conta exatamente o porque ela está espancando o Joel. Isso foi feito principalmente para que quem está assistindo a série tenha um pouco mais de contexto do propósito da Abby, do porque de ela está fazendo tudo isso. No jogo, todas essas motivações aparecem bem adiante na trama. Então, a adaptação traz isso pro começo da história, a fim de elucidar a questão para o público.
A série da HBO conta com roteiro e direção de Craig Mazin (Chernobyl) e do diretor dos games da Naughty Dog, Neil Druckmann. A segunda temporada vai começar a contar a história de The Last of Us Parte II, o segundo game da franquia. Este, diferente do primeiro jogo que ocupou a primeira temporada inteira, vai ser adaptado em mais de uma temporada.
Como novidades do elenco, a segunda temporada tem Kaitlyn Dever como Abby, uma soldado em busca de vingança por aqueles que ama, Isabela Merced como Dina, interesse amoroso de Ellie, e Young Mazino como Jesse, com quem Dina tem um passado. Os três personagens importantíssimos para a história do jogo, e devem ser essenciais para a série também.
Danny Ramirez (Top Gun: Maverick), Tati Gabrielle (Uncharted: Fora do Mapa), Ariela Barer (How to Blow Up a Pipeline) e Spencer Lord (Riverdale) também foram escalados para o novo ano da série. Eles viverão os amigos de Abby na história. Ramirez será o otimista Manny, enquanto Gabrielle fará Nora, uma médica assombrada pelo seu passado. Barer fará Mel, uma jovem médica que lida com a realidade do tribalismo, e Lord será Owen, um homem gentil no corpo de guerreiro.
Por fim, a segunda temporada contará com Jeffrey Wright (Ficção Americana) como Isaac, mesmo personagem que ele deu vida no jogo.
The Last of Us exibe novos episódios em todos os domingos.