"Journey into Night", estreia da segunda temporada de Westworld, retomou a trama de Maeve (Thandie Newton) e, na busca pela filha da anfitriã, criou uma dupla pouco esperada ao juntar-se com Lee Sizemore, o antipático roteirista interpretado por Simon Quarterman.
HBO/Divulgação
A androíde cria uma nova perspectiva para o humano, forçando-o a confrontar outras realidades além da própria e se sujeitando até a tirar as roupas na frente de Maeve e Hector (Rodrigo Santoro). Para Quarterman, falando ao Hollywood Reporter, a cena foi muito poderosa por diversos motivos.
"Há uma mudança de poderes, especialmente vendo isso acontecer com um dos criadores de Maeve, alguém que escreve suas histórias e controla suas ações e mente. Vê-la controlar seu criador e despí-lo mostra essa mudança no poder. Os anfitriões agora estão no comando."
"O que também é interessante é como a cena se relaciona com o masculino e feminino", adicionou o ator. "A mulheres agora estão no controle, e os homens estão sendo emasculados e colocados em uma posição vulnerável. Penso que é especialmente importante para essa série. As mulheres são a força principal, como Dolores e Maeve. Realmente adorei como foi conduzida na tela, com Lee de pé relutante em estar pelado e Maeve cortando essa sensação de desafio apenas com o olhar, sem nem uma palavra. Há algo muito poderoso nisso."
Apesar de ser mais comum com mulheres, Westworld já mostrou nudez masculina antes. Mesmo assim, Quarterman afirma que é algo único para um ator. "Tenho que dizer, é a coisa mais libertadora que fiz. Sei que Thandie Newton falou o mesmo sobre suas cenas de nudez no passado e me sinto da mesma forma. É libertador e empoderador."
Por fim, o ator indica que o momento pode representar um novo começo para Lee, que nunca foi lá um personagem muito popular. "É o começo da desconstrução desse homem. Não só os anfitriões estão quebrando seus padrões internos e ciclos que estão presos para poderem crescer como também os humanos, Lee especialmente. Esse é o começo da quebra dos ciclos que andou vivendo. Ele está dando um passo adiante para conquistar sua própria voz. É o começo de sua jornada, e eu penso que é uma cena muito importante nesse aspecto."
Westworld é transmitida aos domingos pelo canal pago HBO, às 22h30.