A guerra entre o ex-showrunner de X-Men '97, Beau DeMayo, e a Marvel Animation continua. Agora, o artista afirmou que, enquanto desenvolvia a série, ouviu pedidos para que fizesse seus personagens serem "menos gays".
A revelação foi feita por DeMayo no finado X. Ao ler uma postagem sobre um artista que precisou "tornar um personagem menos gay", Beau afirmou: "Ouvi as mesmas palavras: 'menos gay'. Foi em X-Men '97, quando trabalhava em Manus e Xavier, bem como no marketing".
Recentemente, DeMayo afirmou que foi demitido por fazer uma postagem em celebração ao dia do Orgulho LGBTQIA+. Em resposta à postagem do roteirista, o Marvel Studios soltou um comunicado ao Deadline negando que a arte postada por DeMayo tenha sido o motivo de sua demissão. Ao invés disso, o estúdio citou uma investigação interna sobre o roteirista, sem especificar o comportamento que levou a ela.
A primeira temporada de X-Men '97 já está disponível no Disney+. O segundo ano, no qual DeMayo ainda trabalhou antes de seu afastamento, ainda não ganhou previsão de estreia - mas a série também já está renovada para 3ª temporada, com Matthew Chauncey (What If...?) assumindo a função de showrunner.