A invasão de tropas russas na Ucrânia nesta semana gerou uma onda de interpretações políticas nas redes sociais, e boa parte delas diz que o ataque ordenado por Vladimir Putin era só uma questão de tempo. A julgar por Years and Years, a guerra era mesmo esperada: a minissérie da BBC e da HBO previu o ataque em 2019.
Years and Years imagina um futuro distópico em que alguns fatores políticos contribuem para uma nova guerra nuclear. O primeiro episódio começa em 2019 e salta alguns anos, mostrando, entre outros eventos, uma fictícia reeleição de Donald Trump, a morte de Angela Merkel, a criação pela China de uma base militar em uma ilha artificial e a ascensão de uma candidata caricata de extrema-direita no Reino Unido.
Exatamente quando passa pelo ano de 2022, o episódio mostra reportagens na TV sobre uma agitação política de rebeldes na Ucrânia, em que a Rússia é convidada a intervir, mandando seus tanques para a capital ucraniana, Kiev. Nos anos seguintes, a série revela que a intervenção foi um golpe de Estado orquestrado pela Rússia, que organizou um plebiscito suspeito em que 97% dos ucranianos diziam querer cidadania russa.
Na realidade fictícia da minissérie, a invasão é seguida de uma migração em peso de ucranianos refugiados, buscando asilo político no Reino Unido. O roteirista Russell T. Davies contou na época que se inspirou no noticiário do período, como a proibição da homossexualidade na Chechênia, para adaptar a história (que dentro de Years and Years acompanha um ucraniano gay refugiado que passa a se relacionar com um inglês). Meses depois de escrever a ideia, disse Davies em 2019 ao jornal USA Today, um incidente envolvendo navios de guerra da Ucrânia e da Rússia já sugeria uma tensão política entre os dois lados.
Hoje, analistas dizem que a guerra pode ter sido inflamada em decorrência da eleição de Volodymyr Zelensky, ex-comediante de 44 anos que não tinha nenhum histórico de cargos eletivos antes de concorrer à presidência da Ucrânia em 2018. Naquela mesma entrevista de 2019, Davies pontuava a questão em que ele baseia toda a premissa apocalíptica de Years and Years: “Da noite para o dia, as coisas estão mudando, com um voto errado ou um presidente errado. Volatilidade e aceleração”.
A minissérie está disponível no Brasil no catálogo da HBO Max.