Disney/Divulgação

Filmes

Notícia

Mark Hamill se despede de James Earl Jones: "Descanse em paz, pai"

Ator, que interpretou Luke Skywalker, lamentou morte nas redes sociais

09.09.2024, às 19H26.

Mark Hamill, eterno Luke Skywalker da franquia Star Wars, foi às redes sociais para publicar uma despedida ao ator James Earl Jones, que deu voz a Darth Vader nos filmes de George Lucas, e faleceu nesta segunda-feira. Em uma publicação no Instagram, Hamill comentou: "Um dos maiores atores do mundo, cujas contribuições para Star Wars foram imensuráveis. Ele fará muita falta. Descanse em paz, pai 💔". Confira abaixo:

Ator de sucesso em filmes, séries e peças de teatro, Jones faz parte do seleto grupo de artistas que venceram o EGOT, nome dado aos venceram prêmios do Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Ao todo, ele conta com três estatuetas do Tony, duas do Emmy e um Grammy, além de ter recebido um Oscar honorário em 2012.

Jones fez a sua estreia no cinema no clássico Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. No entanto, ele é mundialmente conhecido por ser a voz do vilão Darth Vader na trilogia original de Star Wars, além de ter reprisado o papel em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, Rogue One: Uma História Star Wars, Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Star Wars: Rebels.

Além de dublar Darth Vader, o ator também foi a voz original de Mufasa em O Rei Leão, papel que ele também reprisou no remake lançado pela Disney em 2019.

Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em A Grande Esperança Branca, de 1971. Indicado oito vezes ao Emmy, suas duas vitórias vieram em 1991: Melhor Ator em Série Dramática por Anjo Maldito e Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie por Conflito em Los Angeles.