O destino de C-3PO parece estar ameaçado em Star Wars: A Ascensão Skywalker. Em um dos momentos mais emocionantes do trailer final do Episódio IX, o droide diz estar olhando para seus amigos pela última vez, enquanto o pequeno e fofo Babu Frik modifica alguma configuração no sistema dele. É cedo para dizer se ele de fato se sacrificará pela Resistência, como a prévia insinua, mas segundo o ator Anthony Daniels o personagem terá sim um papel relevante nesse filme.
As prévias realmente têm colocado C-3PO em uma posição de destaque, basta se lembrar do material revelado na D23, no qual o droide apareceu com assustadores olhos vermelhos. Despedindo-se pela terceira vez do tenso herói da Aliança Rebelde, Daniels não quis dar nenhuma explicação sobre este momento do longa. “Foi emocionante. Toda a sequência foi algo completamente inédito para mim, muito divertido. Fiquei chocado e feliz de ver”, limitou-se a dizer quando o Omelete o entrevistou em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Há tantos anos na franquia, não é de se estranhar que o ator veterano não tenha dificuldades em manter o sigilo da trama de A Ascensão Skywalker. Afinal, ele mesmo ficou no escuro por muito tempo - mas, segundo Daniels, a revelação valeu a pena. “Dois dias antes de começarmos a filmar, as pessoas diziam ‘você vai amar o roteiro. Você ficará surpreso com sua parte nisso’. Eu perguntava se poderia ver e ouvia ‘não, não’. Já estava mandando e-mails malcriados para J.J. [Abrams, diretor e um dos roteiristas] quando recebi o roteiro e eu realmente amei. Amei”.
A função de C-3PO no embate final entre Rey e Kylo Ren, assim como seu destino só serão revelados em 19 de dezembro, quando o Episódio IX chega aos cinemas. Além de Daniels, o último capítulo da saga conta com o retorno de Mark Hamill, Billy Dee Williams e até mesmo Carrie Fisher, já que Abrams usou cenas gravadas para O Despertar da Força para encerrar o arco da General Organa.