Filmes

Notícia

Star Wars: Dawn of the Jedi | James Mangold defende filme com novos rumos

Diretor afirma que, se seguisse o lore ao pé da letra, não agradaria ninguém

03.01.2025, às 12H25.

O diretor James Mangold deu algumas declarações curiosas sobre seu filme do universo Star Wars, o vindouro Dawn of the Jedi (ou Alvorada dos Jedi). O cineasta defende que a obra siga uma linha narrativa nova, sem tanta preocupação com os últimos acontecimentos da saga principal.

"Para mim, um dos aspectos que mais importam é a liberdade para fazer algo novo - Bo e eu temos trabalhado em um roteiro e vamos ver o que vai acontecer", disse o cineasta (via MovieWeb). "(...) Parte da razão para o meu Star Wars ser ambientado 25 mil anos no passado é porque é uma área que me inspirou quando criança, mas também porque não estou interessado em me prender ao lore a essa altura. Chegou a um ponto em que não dá para agradar ninguém", concluiu.

Ambientado 25.000 anos antes dos eventos da saga principal, Dawn of the Jedi vai explorar as origens da Ordem Jedi, prometendo uma nova perspectiva dentro do universo Star WarsBeau Willimon, conhecido por seu trabalho em Andor, foi convidado para co-escrever o roteiro com Mangold.

Desde o lançamento de Star Wars: A Ascensão Skywalker, em 2019, a Lucasfilm não lançou mais filmes da franquia. Os únicos projetos confirmados até o momento são o filme centrado em Rey, que está “em espera”, e o longa Mandalorian & Grogu, que vai dar sequência aos eventos da série The Mandalorian, que, pelo últimos anos, foi uma das responsáveis por manter a chama acesa entre os fãs.

Além disso, há uma série de outros projetos de Star Wars em desenvolvimento, mas muitos deles não devem entrar em produção antes que Mangold finalize seu filme.

Toda a franquia Star Wars está disponível no Disney+, ao contrário dos filmes de Indiana Jones, cujo único longa do streaming da Disney é A Relíquia do Destino, dirigido por Mangold. Enquanto isso, os demais 4 filmes, realizados por Steven Spielberg, estão no Paramount+.