Desde o anúncio da venda da LucasFilm, a Disney deixou claro que não usaria o material já existente nos livros como base para os próximos filmes de Star Wars. Hoje, o estúdio voltou a confirmar a decisão e revelou os planos de novos livros, em uma espécie de reboot do universo expandido.
De acordo com o comunicado, além dos seis filmes, apenas a animação The Clone Wars faz parte do cânone (deixando de fora livros, games e HQs). O universo expandido, porém, ainda estaria à disposição dos roteiristas, servindo de inspiração para os futuros lançamentos.
A ideia é criar uma história unificada, preparando o terreno para os futuros longas, séries e outras mídias de Star Wars. O primeiro livro, Star Wars: A New Dawn, servirá de prelúdio para Star Wars Rebels, a nova animação da franquia. Escrito por John Jackson Miller, o livro contará como dois dos personagens principais, Kanan Jarrus e Hera Syndulla, se encontraram. Para contar com a história, Miller trabalhou ao lado dos produtores-executivos da séria animada - Dave Filoni, Simon Kinberg e Greg Weisman - para assegurar que o livro faça parte de um universo coeso. Star Wars: A New Dawn deverá chegar às livrarias em 2 de setembro de 2014.
Depois de Star Wars: A New Dawn, a franquia lançará Star Wars: Tarkin, de James Luceno, em 4 de outubro de 2014; Star Wars: Heir To The Jedi, de Kevin Hearne, em janeiro de 2015; e Star Wars: Lords of The Sith, de Paul Kemp, em março de 2015.
Veja as capas:
Entenda o universo expandido original
Confira também o vídeo em que profissionais envolvidos nos filmes, animações e games da franquia falam sobre a importância do primeiro universo expadido:
Leia mais em Star Wars